Marcada data de convenção para eleição municipal do União Brasil em Campo Grande

Diretório estadual teve briga na Justiça após convenção e manteve Rose Modesto na presidência

Renata Portela – 21/07/2023 – 10:50

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Vereador coronel Villasanti – (Divulgação/CMCG)

Está marcada para a próxima quarta-feira (26) a convenção para eleição da nova direção do União Brasil em Campo Grande. O edital foi publicado na quinta-feira (20), pelo atual presidente municipal do partido, vereador Coronel Villasanti.

Conforme a publicação, calendário extraordinário foi aprovado pela comissão executiva estadual, colocando os filiados devidamente habilitados ao exercício do voto, para convenção municipal em Campo Grande. A convenção tem início às 9 horas.

A eleição é feita por voto direto e secreto e o diretório municipal será constituído por 11 membros efetivos, mais um terço de membros suplentes, um delegado titular e um suplente à convenção estadual.

Já o registro das chapas deve ser feito por escrito, perante a comissão executiva municipal do partido, na Rua José Antônio, 310, no Centro, das 8h30-11h e 13h30-17h. A lista de filiados atualizada também estará disponível neste endereço.

O atual presidente do diretório municipal, coronel Villasanti ressaltou que o partido busca um consenso, com diálogo, e que conversas para definir as chapas devem acontecer ainda nesta sexta-feira ou sábado.

Disputa pelo diretório estadual

A convenção que elegeu Rose Modesto, chefe da Sudeco (Superintendência para o Desenvolvimento do Centro-Oeste), como presidente do diretório estadual, foi alvo de disputa judicial. Em decisão, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) manteve a decisão da convenção.

O Tribunal formou maioria pela manutenção de Rose na direção estadual da legenda. “A partir de agora vale realmente a nossa convenção”, disse Rose ao Jornal Midiamax.

Assim, a chefe da Sudeco afirma que o fortalecimento do partido era o objetivo principal. “Fico feliz com o resultado, mas principalmente com a composição. Há alguns dias atrás eu e o Rhiad já havíamos conversado sobre a importância, independente desse resultado, de caminhar junto, o partido mais unido e mais fortalecido”, disse.

Segundo ela, a conversa com Rhiad Abdulahad já havia sido positiva. “Mesmo antes da decisão, nós já havíamos conversado que independente do que acontecesse, a gente iria se unir. Isso é um fato importante, o partido está unido”, garantiu.

Então, disse que a definição trará novos passos para o partido, como a organização para as Eleições de 2024. “Sou a partir de agora a presidente estadual do União Brasil e estou trabalhando com pessoas que podem contribuir para o Estado”, finalizou.

Presidência do União Brasil

Antes presidido pela senadora Soraya Thronicke (Podemos), o União Brasil de Mato Grosso do Sul passou por briga judicial para definir a nova liderança.

Pautado para dia 20 de junho, o julgamento sobre disputa do diretório estadual do União Brasil foi adiado pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) para esta terça-feira (18).

O recurso do diretório trata da convenção realizada em 29 de abril, que elegeu Rose Modesto atual chefe da Sudeco (Superintendência para o Desenvolvimento do Centro-Oeste) presidente.

Na petição, o presidente estadual, Rhiad Abdulahad, sustenta que Rose e dezenas de pessoas se reuniram no horário e local definidos para a convenção cancelada por decisão do TJMS “em desrespeito à determinação deste relator”, no caso, o desembargador Marcos José de Brito Rodrigues.

A comissão provisória estadual do União Brasil afirmou que Rose tentou tumultuar as convenções partidárias internas. Contudo, a decisão da Justiça determinou que a eleição é válida.

Portanto, deverá ser encaminhada para o diretório nacional do União Brasil para homologação da diretoria em MS.

Conteúdos relacionados