Lei sancionada prevê medidas para monitorar e melhorar segurança nas escolas municipais

As medidas englobam ações nas áreas próximas às instituições de ensino

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Projeto
Escola Municipal Professor Arlindo Lima, no Centro de Campo Grande. (Foto Ilustrativa/ Divulgação/PMCG)

Lei sancionada nesta segunda-feira (16) em Campo Grande prevê intensificação da fiscalização nas regiões próximas às escolas municipais. A sanção está no Diário Oficial da Capital, portanto, vale para as instituições de ensino públicas vinculadas à Reme (Rede Municipal de Ensino).

Conforme divulgado, a legislação prevê normas gerais para segurança escolar. Em um dos artigos, por exemplo, há a previsão de fiscalização do comércio existente, para coibir venda de ilícitos e impróprios para formação da criança e do adolescente.

O município deverá viabilizar a adequação dos espaços vizinhos “de modo a não implicarem na falta de segurança para as escolas, alunos e funcionários”. Para isso, a prefeitura terá de ter previsão orçamentária e contar com “apoio da comunidade e da iniciativa privada”.

De acordo com a lei, as ações previstas são promover a iluminação adequada nos acessos à instituição, pavimentar ruas e adequar calçadas, podar árvores e limpar terrenos próximos, controlar e, quando for possível, eliminar terrenos baldios e construções abandonadas, além de retirar entulhos.

Cultura de segurança nas escolas

De modo geral, a ideia é fomentar a participação da comunidade escolar, associação de pais e mestres, e docentes, no que diz respeito à segurança escolar.

Além disso, diagnosticar, prevenir e intervir nos problemas que afetem à segurança, bem como diagnosticar, prevenir e erradicar a ocorrência de comportamentos de risco e ilícitos nas escolas e nas áreas próximas.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

claudinho corrupção