Pular para o conteúdo
Política

Lei em Campo Grande, proibição de fogos de artifício com barulho será discutida no Senado

Medida visa proteger pessoas e animais dos impactos negativos à saúde
Renata Portela -
Imagem ilustrativa (Arquivo, Midiamax)

Em , a Lei Complementar 406/21 proíbe a queima e soltura de fogos de artifício, assim como outros artefatos pirotécnicos de efeito sonoro, sob pena de em caso de descumprimento. O debate chega ao Senado Federal e o tema será discutido em 2024.

Vários projetos já foram apresentados e discutidos nas comissões do Senado, em 2023. Mesmo assim, a discussão ficou para o próximo ano. A intenção é a de proteger pessoas e animais.

No grupo são incluídas pessoas com hipersensibilidade ao estampido — como é o caso de idosos, crianças, e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) — e também animais, tanto domésticos quanto silvestres.

“Queremos, sim, espetáculos pirotécnicos que celebrem a alegria, a vida, a arte e a cultura, o lazer, repletos de cores e imagens, que risquem o céu com suas luzes e brilhos, formas e tonalidades, mas que respeitem os seres humanos, principalmente aqueles mais frágeis, e o meio ambiente. É essa a conciliação desejada, o caminho do meio, que convidamos a indústria nacional a percorrer.”, disse o senador Paulo Paim (PT-RS) na Comissão de Educação.

Em Campo Grande, a tradicional queima de fogos acontece na virada do ano, na Cidade do Natal, com pirotecnia sem barulho. A apresentação dura quatro minutos.

O senador Paulo Paim é relator do PL 5/2022, do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que busca proibir em todo o território nacional, o uso e a venda de fogos de artifício que produzem barulhos a partir da explosão de pólvora. 

Pelo texto, continuam permitidos os fogos visuais, mas é vedada a fabricação, o comércio, o transporte e o manuseio dos fogos de artifício e de outros artefatos pirotécnicos com barulhos, seja para uso em áreas públicas ou locais privados.

“Os ruídos dos fogos de artifício com estampido podem alcançar de 150 a 175 decibéis, contudo, o limite suportado pelo ser humano encontra-se entre 120 decibéis, gerando desconforto, e 140 decibéis, considerado o limiar da dor”, disse Randolfe ao apresentar o projeto, que está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Ao apresentar o texto, Randolfe também citou os efeitos sobre os animais. O estampido, diz o senador, faz com que aves fujam dos ninhos e voem desorientadas, chocando-se contra vidraças.

Ele também lembrou que animais domésticos, como cães, podem sofrer danos ao tímpano e até mesmo convulsões e desmaios. “A sensação de estresse e medo gerada pelo barulho dos fogos é enorme, gerando sério dano à saúde deles”, alertou o senador.

Economia

Além dos que defendem a tradição da queima de fogos nas festas, também há preocupação com os efeitos da proibição na economia. Durante a discussão do PL 5/2022 na CE, a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) disse concordar que há riscos e danos causados pelos fogos com barulho, mas também afirmou temer que a proibição gerasse prejuízos à indústria nacional e não surtisse efeitos práticos, porque ainda haveria o contrabando, por exemplo.

Apesar de concordar que pode, sim, haver questionamentos, tanto no aspecto cultural quanto no econômico, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) afirmou que a comissão não poderia ter um posicionamento diferente do expressado pelo relator, senador Paulo Paim, a favor da proibição.

Além de Campo Grande, cidades como Goiânia (GO), (MG), (PR) e Porto Alegre (RS), além dos estados do Acre, e o Distrito Federal, proíbem os fogos com estampido.

Mesmo assim, a lei muitas vezes não é cumprida. Além disso, houve questionamentos judiciais sobre a proibição. Em resposta a um desses questionamentos, o Supremo Tribunal Federal decidiu, em maio de 2023, que os municípios têm legitimidade para aprovar leis para proibir o acionamento de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com estampido.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Ela precisa de uma despedida digna’: após morte brutal, familiares pedem doações para custear enterro de Emanuelly

Lula exalta ‘maior operação contra o crime organizado da história’

VÍDEO: Acidente com carreta termina com explosão e veículos queimados na BR-163

pf

PF prende seis alvos de esquema ligado ao PCC em operação que cumpriu mandados em MS

Notícias mais lidas agora

Criminoso que estuprou menina de 6 anos morre em troca de tiros com a polícia em Campo Grande

VÍDEO mostra desespero de mãe ao saber que Emanuelly estava morta: ‘Minha filha!’

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

Prefeitura de Ribas do Rio Pardo afasta servidor de escola infantil flagrado em conversas sexuais

Últimas Notícias

Brasil

Haddad: a partir de amanhã, Receita Federal enquadra as fintechs como instituição financeira

Ideia é aumentar o poder de fiscalização tributária sobre essas instituições

Brasil

VÍDEO: Viatura falsa da Receita Federal é detida com 152 kg de cocaína pela PRF no Paraná

Dois paraguaios que se passavam por servidores públicos foram presos com o veículo

Cotidiano

Lei de Megan, usada nos EUA, poderia ter evitado estupro e morte de menina em Campo Grande?

Morte de menina reabre debate sobre registro público de condenados por crimes sexuais no Brasil

MidiaMAIS

Artista de MS alia espátula e técnicas ecológicas para produção de arte autêntica

Hemerson Silva criou linguagem própria de artes plásticas usando espátulas como ferramenta