Eleitores que faltaram no segundo turno têm até a segunda-feira (9) para justificar a ausência. O prazo é definido pela Justiça Eleitoral.

Assim, o formulário está no Portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Basta ir até a opção “Autoatendimento do Eleitor” e preencher os dados.

Além disso, há a opção de ir até os cartórios eleitorais para justificar. Vale lembrar que três ausências injustificadas consecutivas levam ao cancelamento do título eleitoral.

Então, é necessário se atentar, pois cada turno da eleição é contabilizado individualmente. Ou seja, o eleitor que faltou ao primeiro e segundo turno sem justificar, ficará com duas ausências injustificadas e na terceira perderá o título.

O cancelamento do título de eleitor pode causar diversos empecilhos para o cidadão. Entre elas, o TSE destaca a impossibilidade de emitir passaporte, de tomar posse em cargo público ou obter empréstimos em bancos públicos. Por fim, a perda do título também implica na renovação da matrícula em instituição pública de ensino superior.