O Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), participa, nesta quarta-feira (20), da abertura do ‘XIX Encontro Nacional de Controle'. O evento debate temas como tecnologia, saúde mental, equidade de gênero, alterações nos processos Licitatórios e Lei Anticorrupção. O encontro está previsto para começar às 9h no Bioparque, em Campo Grande.

O Encontro acontecerá durante dois dias, 20 e 21 de setembro, das 9h às 18h (horário local). O Conaci (Conselho Nacional de Controle Interno), a CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) e a CGMCG (Controladoria-Geral do Município de Campo Grande) promovem o evento gratuito, em formato híbrido, para alcançar o maior número de pessoas, a fim de oportunizar ensinamentos com grandes referências nos temas propostos.

As vagas presenciais são limitadas, mas no canal Conaci TV o evento será aberto para todas as pessoas interessadas. Os participantes virtuais, além de garantir um momento de aprendizagem, também poderão fazer perguntas para os especialistas das áreas debatidas.

O Encontro visa contribuir com pautas para pessoas de diferentes segmentos e traz temas que devem ser discutidos na atualidade como, por exemplo: “O profissional inovador e digital para um futuro que já começou!”, “Aprimore o seu dia a dia com ferramentas práticas de tecnologia” e “Debates necessários sobre Políticas de Equidade nas Instituições”.

Além disso, a saúde mental, que é uma pauta necessária e pouco discutida atualmente, vai ser abordada pelo e psicólogo Alexandre Coimbra com a palestra intitulada “Saúde Mental e Trabalho: reflexões sobre nossa individualidade e qualidade de vida!”.

Os municípios que ultimamente são pautas constantes dos eventos do Conaci, uma vez que precisam de uma análise mais direcionada e cuidadosa, ganharam espaço com o painel “Atuação em rede de municípios para o fortalecimento estratégico na gestão pública”.

Neste evento, Auditoria Interna, LAC (Lei Anticorrupção) e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que são temas das Câmaras Técnicas do Conaci, também serão tópicos importantes de discussão. Os painéis “10 anos da LAC: conquistas e perspectivas para o enfrentamento da corrupção”, “O Auditor do Futuro: caminhos percorridos e tendências” e “Importância da adequação à LGPD: onde estamos e para onde vamos?” contribuirão com ganhos importantes para a sociedade.

E, para finalizar, “ESG na prática: um olhar necessário para o meio ambiente” e “Nova lei de licitações: governança e planejamento das contratações públicas” não vão ficar de fora da programação.

Inscreva-se para o evento online ou presencial: https://doity.com.br/xix-encontro-nacional-de-controle-interno-virtual

Importante: as inscrições presenciais abertas ao público externo serão limitadas. Caso você não consiga participar de forma presencial, garanta sua inscrição para o ambiente virtual.

Confira a programação completa:

Fique atento! A programação abaixo está de acordo com o horário local de Campo Grande/MS, ou seja, uma hora a menos do que o horário de Brasília.

XIX Encontro Nacional – Controle Interno Contemporâneo: O futuro é agora!

1º dia – 20 de setembro

9h às 9h45 – Abertura

9h45 às 10h45 – Palestra de abertura – O profissional inovador e digital para um futuro que já começou!

Palestrante: Martha Gabriel (Escritora, Professora e Futurista)

11h às 11h45 – Aprimore o seu dia a dia com ferramentas práticas de tecnologia

Palestrante: Wesley Vaz (TCU)

11h45 às 12h – Entrega de Comendas Honra ao Mérito

12h às 14h- Intervalo para almoço

14h às 15h – 10 anos da LAC: conquistas e perspectivas para o enfrentamento da corrupção.

Debatedores: Alexandre Falcão (Secont-ES); Marcelo Pontes Vianna (CGU); e Thalita Abdala (CGM-SP)

15h às 16h – ESG na prática: um olhar necessário para o Meio Ambiente

Debatedores: Edmar Camata (Conaci); Maria Dominguez (Transparência Internacional); Paulo Antunes (MS Ambiental); Robson Del Casale (Fiems);

16h às 16h30 – coffee break

16h30 às 17h30 – Saúde Mental e Trabalho: reflexões sobre nossa individualidade e qualidade de vida!

Palestrante: Alexandre Coimbra Amaral – Escritor e Psicólogo

18h – Encerramento

2º dia – 21 de setembro

9h30 às 9h45 – Impulsionamento do Mulheres no Controle.

9h45 às 11h – Debates necessários sobre Políticas de Equidade nas Instituições.

Debatedoras a confirmar

11h às 12h – Atuação em rede de municípios para o fortalecimento estratégico na gestão pública.

Debatedores: Rodrigo Fontenelle (Conaci); Wesley Matheus (Banco Mundial); Zikan (CGE-SC); Henrique Farinon (IGCP) a confirmar

12h às 14h- Intervalo para almoço

14h às 15h – Nova Lei de Licitações: Governança e Planejamento das Contratações Públicas.

Debatedores: Érika Lacet (Conaci); Flávio Cabral (PGFN); Andréa Soares (Professora Especialista em Contratações Públicas);

15h às 16h – O Auditor do Futuro: caminhos percorridos e tendências.

Debatedores: Karen Teles (CGU); Marcus Braga (MEC); e Rodolfo Serrano (CGE-PB)

16h às 16h30 – Coffee break

16h30 às 17h30 – Importância da adequação à LGPD: onde estamos e para onde vamos?

Palestrante: Rodrigo Pironti (Sócio Fundador e CEO da Pironti Advogados)

Debatedora: Cristina Cardoso (AGE-BA)

18h – Encerramento