Pular para o conteúdo
Política

É lei: MS proíbe anúncio de emprego que limita idade, etnia, cor, gênero e orientação sexual

De acordo com a lei, fica proibida a publicação de anúncios de emprego com teor discriminatório
Evelin Cáceres -
Funsat emprego
Seletiva da Funsat (Divulgação, Funsat)

O governador (PSDB) sancionou lei que proíbe em anúncios de emprego com teor discriminatório. A lei foi publicada nesta quarta-feira (1º) no Diário Oficial do Estado.

De acordo com a lei, fica proibida a publicação de anúncios de emprego com teor discriminatório, nos quais haja referência à idade, cor, etnia, situação familiar, gênero ou orientação sexual.

Os meios de divulgação de anúncios de emprego impressos ou digitais com sede em Mato Grosso do Sul deverão publicar, em caráter permanente, a seguinte informação: “é proibido anúncio de emprego com teor discriminatório, nos quais haja referência à idade, cor, etnia, situação familiar, gênero ou orientação sexual”.

A lei entra em vigor nesta quarta-feira.

‘Dispenso indígenas’

A lei foi criada após repercussão de uma denúncia de empresa de Amambai, distante 356 quilômetros de , que divulgou uma vaga no ano passado e virou alvo de críticas após o anúncio ser considerado discriminatório por excluir mulheres e indígenas. 

No anúncio para auxiliar de serviços de comunicação visual é sinalizado que a oportunidade é direcionada para “homem maior de idade, dispenso indígenas para essa vaga. em altura”. 

A empresa atua no ramo de engenharia e comunicação visual. Conforme explicou a advogada especialista em direito do trabalho e presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista da OAB/MS, Camila Marques, que viu o anúncio após contato do Midiamax, a vaga é discriminatória, já que na Constituição Federal e na Legislação Trabalhista é proibido fazer distinção por gênero e raça.

“É uma vaga super discriminatória, eu fiquei indignada quando vi porque é inadmissível que empresas ainda pensem em publicar vagas assim”, analisou. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeito do Rio de Janeiro indica que deixará cargo para dar lugar ao vice

Idosa de 87 anos é socorrida com ferimentos na cabeça quando bebia com filho em Dourados

Grêmio Santo Antônio vence Ivinhema e se aproxima da final do Estadual Sub-20

“Nossa prioridade é despolitizar o tarifaço”, diz Fernando Hadad

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Bancos de leite de MS receberão R$ 900 mil para qualificação e ampliação de serviços

Últimas Notícias

Esportes

Em jogo histórico com 4 a 4 no tempo normal, Brasil vence Colômbia nos pênaltis e é campeã da Copa América

‘Rainha Marta’ marcou dois gols em partida eletrizante e cheia de viradas

Brasil

Em meio ao ‘tarifaço’, México ultrapassa EUA como segundo maior comprador da carne brasileira

Exportações da carne bovina aumentou 420% de janeiro a junho deste ano

Polícia

VÍDEO: Jovem é presa com submetralhadora e revólver em mala com roupas no Guanandi

Mulher disse que armas eram de conhecido da família, mas não revelou a identidade dele

Esportes

Sport esbarra nas próprias limitações, empata com Bahia e segue má fase no Brasileirão

Resultado amplia para 16 o número de partidas sem vitória do time pernambucano, sendo esta a pior campanha de um clube na era dos pontos corridos com 20 equipes