Nesta sexta-feira (10), a sessão da Câmara de teve a participação dos do município. O Siprems (Sindicato dos Profissionais da Rede de Ensino Municipal de Sidrolândia) questionou as condições da rede municipal de ensino e disse que poderá organizar uma futura greve.

Leitor do Jornal Midiamax, que preferiu não ser identificado, disse que “as estão bebendo água quente nas escolas e passando calor por falta de ventilador e ar-condicionado”.

A presidente do Siprems, Leontina Dias, deixou a faixa em frente aos vereadores. Assim, a sessão seguiu com o objeto em protesto.

“Sabemos que a situação está caótica para os profissionais da educação e estamos lutando por melhores condições de trabalho, porém não temos o poder de fazer as vezes da prefeitura”, disse o Sindicato em nota.

Além disso, afirmaram que há preparativo de greve. “Nosso próximo passo será mobilização como preparativo para greve, mas para isso é preciso apoio majoritário da categoria”.

Prefeitura rebate

O Jornal Midiamax acionou a assessoria da prefeita Vanda Camilo (PP) sobre a manifestação. Em nota, informaram que “a Secretaria Municipal de Educação tem atuado de maneira muito intensa para melhorar as condições estruturais das unidades de ensino. São inúmeros investimentos em reformas, ampliações e manutenção para garantir melhor qualidade de trabalho a todos os seus colaboradores”.

Destacaram que “em 2023 foram adquiridos 140 ventiladores para atender a demanda represada, sem contar os que foram consertados. Adquiridos e entregamos, também, diversos bebedouros. Além disso, mais bebedouros foram solicitados aos fornecedores, desde setembro, e que ainda não foram entregues, gerando às empresas”.

Em nota, a Prefeitura disse que “em 2024, das 24 unidades escolares, 15 estarão totalmente climatizadas com aparelhos de ar-condicionado, informação repassada ao próprio sindicato em diversas reuniões que ocorreram em 2023”.

Por fim, comentou sobre a merenda escolar da rede municipal de ensino. “O município fornece produtos de extrema qualidade, com grande variedade de frutas e cardápios, prezando pelas boas práticas nutricionais e garantindo grandes investimentos neste setor, prestigiando grandemente a agricultura familiar do Município”, disse.