Direito do consumidor a benefícios tributários serão votados em sessão desta terça na Alems

Serão votados cinco propostas nesta terça-feira pelos deputados estaduais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
mêsAssembleia MS
Entrada principal do Palácio Guaicurus, sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. (Aline Kraemer/Alems)

Os deputados estaduais devem votar cinco projetos nesta terça-feira (23) na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Direito do consumidor, benefícios tributários e conscientização do uso de celulares por crianças estão entre os assuntos das propostas.

Direito do consumidor

Projeto de Lei 17/2022, de autoria do deputado Marcio Fernandes (MDB), foi aprovado em segunda discussão na semana passada e, como sofreu uma emenda, está pautado em redação final.

A proposta determina que “as repartições públicas estaduais que afixarem cartazes com o conteúdo que remeta ao artigo 331 do Código Penal, contendo as penalidades por desacato a servidores públicos ou a legislações similares, deverão afixar também cartazes com o conteúdo do artigo 5º e inciso I do Código de Defesa do Usuário do Serviço Público”.

‘Fraternidade Despertar’

Em segunda discussão deve ser votado o Projeto de Lei 73/2023, do deputado Junior Mochi (MDB). A matéria altera a Lei 2.721/2003, que declara a utilidade pública estadual do Grupo Espírita Francisco Cândido Xavier, com sede e foro em Campo Grande.

Na justificativa, o deputado afirma que a entidade mudou, há quatro anos, a razão social de Grupo Espírita Francisco Candido Xavier e agora denominada como “Fraternidade Despertar” e que, portanto, faz-se necessária a alteração da lei.

Sistema da Sefaz e benefícios tributários

Duas propostas do Poder Executivo também estão pautadas para segunda discussão. São os Projetos de Lei 132/2023 e 133/2023. O primeiro dispõe sobre o sistema de relacionamento, por meio eletrônico, da Secretaria de Estado de Fazenda, com os cidadãos ou pessoas jurídicas, contribuintes ou não dos tributos estaduais.

A segunda proposta altera a Lei 1.810/1997, com o objetivo de conceder benefícios relativamente ao IPVA e a taxas do Detran/MS no que se refere a veículos movidos a gás natural, como também ao ITCD.

Conscientização do uso de celular

Em primeira discussão, os parlamentares devem votar o Projeto de Lei 92/2023, de autoria do deputado João César Mattogrosso (PSDB). A proposta institui a “Semana de Conscientização e Prevenção aos males causados pelo uso intenso de celulares, tablets e computadores por bebês e crianças”, a ser realizada, anualmente, na semana que compreende o dia 7 de maio.

A sessão tem início às 9h, podendo ser acompanhada presencialmente ou por meio dos canais de comunicação da Casa de Leis.

Conteúdos relacionados

Casa de Leis de Mato Grosso do Sul (Arquivo, Midiamax)
Câmara de vereadores