Dia do Artista Visual poderá ser incluído no calendário oficial de eventos de MS

Projeto de lei está protocolado na Assembleia Legislativa de MS

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
artistas dia
Izulina Xavier morreu aos 97 anos (Foto: Divulgação)

O Dia do Artista Visual poderá ser incluído no calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul. Isso se o projeto de lei nº 32/2023 for aprovado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

A matéria protocolada na Casa de Leis prevê homenagem a Izulina Gomes Xavier e Isaac Oliveira, que criaram carreira artística em solo sul-mato-grossense. Se aprovado, o Dia do Artista Visual será comemorado em 18 de abril, anualmente.

Assim, a data lembra o nascimento de Izulina, que é do Piauí e veio morar em Mato Grosso do Sul em 1944. Na justificativa, é lembrado que Izulina é responsável por uma das maiores obras do acervo cultural de Corumbá: O Cristo Rei do Pantanal e a Via Crucis, instalada no Morro do Cruzeiro.

Isaac nasceu na Bahia, contudo, passou a adolescência e juventude em São Paulo. “A partir dos anos 80 suas obras de arte passaram a ter uma influência regional, com a pintura de pássaros do cerrado quase que abstratos, pinturas de índios e animais da natureza”, destaca o texto.

A deputada Mara Caseiro (PSDB) assina a matéria. O projeto segue para apreciação dos deputados em 1ª discussão.

Conteúdos relacionados

lei seca festa bebida pub
candidatos
título eleitor eleitores votações