Pular para o conteúdo
Política

Deputados votam três projetos do Poder Executivo e mais dois nesta terça-feira

Projetos tratam de programas de benefícios fiscais à indústria
Renata Portela -
ALEMS calamidade DIVULGAÇÃO (1)
Imagem ilustrativa. (Foto: Divulgação, Alems)

Nesta terça-feira (11), 5 projetos estão pautados para a sessão ordinária da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Três são do Poder Executivo, tratando de programas de benefícios fiscais à indústria.

Em primeira votação, está previsto o Complementar 04/2023, do Poder Executivo. A proposta altera e revoga dispositivos da Lei Complementar 93/2001, que institui o Programa Estadual de Fomento à Industrialização, ao Trabalho, ao Emprego e à Renda (MS-Empreendedor).

Ainda de acordo com o governo, a mudança na Lei reduzirá a burocracia na formalização dos acordos com as empresas incentivadas, “sem prejuízo da manutenção de toda a análise técnica exercida pelas Secretarias de Estado envolvidas”.

Deve ser votado em primeira discussão o de Lei 48/2023, também de autoria do Executivo. A proposta altera a Lei 4.049/2011, que dispõe sobre o Programa Estadual de Desenvolvimento Industrial (MS Forte-Indústria).

A finalidade é de “ajustar as competências para firmar os termos de acordo relativos a incentivos e a benefícios fiscais pactuados entre o Estado de Mato Grosso do Sul e os contribuintes incentivados”.

Ainda do Poder Executivo, deve ser votado, em primeira discussão, o Projeto de Lei 45/2023, que modifica a redação das Leis 3.841/2009, 5.829/2022 e 6.036/2023. A primeira lei trata sobre a organização do quadro de pessoal do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS).

Já a segunda cria o Programa de Parcerias do Estado de Mato Grosso do Sul. E a Lei 6.036/2023 dispõe sobre autarquias e fundações do Poder Executivo.

Os parlamentares também devem votar a redação final do Projeto de Lei Complementar 02/2023, que altera a Lei Orgânica do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), a Lei Complementar Estadual 72/1994.

As mudanças dizem respeito aos dispositivos que regulamentam o direito à licença e às férias compensatórias dos membros do MPMS, entre outras alterações. Essa proposta foi aprovada em segunda discussão na última semana, mas sofreu emenda e terá o texto final apreciado pelos deputados.

Em discussão única, deve ser votado o Projeto de Lei 68/2023, de autoria do deputado (PSDB). A proposição declara a utilidade pública estadual da “República Social Ekklesia”, que fica no município de .

A entidade, conforme a justificativa da proposta, “oferece assistência à saúde, atendimento psicossocial, atividades para o desenvolvimento de sociabilidade, fortalecimento de vínculos interpessoais, comportamento empreendedor e construção de novos projetos de vida”.

Como assistir às sessões da Assembleia?

A sessão é realizada em formato híbrido, com deputados participando no Plenário Deputado Júlio Maia ou por meio de videoconferência. O público pode acompanhar presencialmente no auditório do Plenário ou pelos canais de Comunicação da Casa de Leis, no YouTubeFacebook e pela Rádio TV Alems.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Em plena luz do dia, trabalhador tem moto furtada no Itanhangá Park

lula

Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto, diz Lula à TV americana

Vereador conclui pedalada de 300 km em agradecimento a vida do filho: ‘Emoção indescritível’

Fim de semana terá bloqueio da BR-163 para obra de anel viário

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

Últimas Notícias

Política

Vander Loubet recebe ministro Alexandre Padilha e anuncia investimentos para saúde de MS

Construção de Caps, policlínicas, UBS e unidades ondontológicas estão entre os projetos citados pelo deputado

Polícia

Trabalhadores encontrados mortos após acidente na MS-145 são identificados pela polícia

Os dois homens estavam desaparecidos, mas foram encontrados mortos na tarde desta quinta-feira, em Deodápolis

Polícia

Servidores são afastados de CAPS em Campo Grande por suspeita de fraudar prontuários

Ação realizada nesta quinta-feira faz parte da segunda fase da ‘Operação S.O.S Caixa Preta’

Cotidiano

Sejuv estreia curso gratuito de violão para iniciantes cursos

Inscrição para este, e outros cursos, estão abertas