Pular para o conteúdo
Política

Deputados votam nesta terça projeto que dá ‘apelido’ de Estado do Pantanal a MS

Serão analisados oito projetos de lei durante sessão plenária nesta terça-feira (12)
Mariane Chianezi -
Plenário durante sessão. (Divulgação Alems, Luciana Nassar)

Os deputados devem apreciar e votar nesta terça-feira (12), durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de , oito projetos, de acordo com a previsão da  Ordem do Dia. As propostas serão votadas em redação final, discussão única e segunda discussão.

Estado do Pantanal

Em segunda discussão será votado o  Projeto de Lei 242/2023, de autoria do deputado estadual Junior Mochi (MDB), que dá ao Estado de Mato Grosso do Sul o cognome de Estado do Pantanal. Conforme justificativa da matéria, o Pantanal é um bioma reconhecido internacionalmente por sua excepcional biodiversidade, incluindo uma vasta gama de espécies de flora e fauna. O texto elenca a diversidade de aves, mamíferos, peixes e plantas, que representa um tesouro de valor inestimável, merecendo ser reconhecido e valorizado. 

“O Pantanal é uma joia da natureza cuja maior porção – 2/3 (dois terços) -, encontra-se em território sul-mato-grossense e está íntima e intrinsicamente ligado com a cultura de nosso povo. Temos o privilégio de termos em nosso Estado essa preciosidade ambiental e a obrigação de dar-lhe o destaque de direito”, pontua o parlamentar.

Semana Estadual da Mulher

Projeto de Lei 89/2023, do deputado estadual Pedro Kemp (PT), altera a ementa e dispositivos da Lei Estadual Lei nº 3.411, de 14 de Agosto de 2007, que “Institui a Semana Estadual da Mulher e dá outras providências”.

Pagamento de vantagem pecuniária a militares

E o Projeto de Lei Complementar 15/2023, do Poder Executivo, altera a redação e acrescenta dispositivos à Lei Complementar nº 308, de 30 de maio de 2023, que dispõe sobre a concessão de vantagem pecuniária de natureza indenizatória, a ser paga como retribuição pelo exercício de função de confiança na Casa Militar e na Defesa Civil, nos termos que especifica.

Plano de Aplicação de Recursos

Em discussão única estão previstos três projetos para votação. O Projeto de Decreto Legislativo 27/2023, da Mesa Diretora (2023-2024), aprova o Plano de Aplicação de Recursos do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundersul), para o exercício de 2024.

Instituto de Conservação de Animais Silvestres

Projeto de Lei nº 316/2023, do deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), declara a Utilidade Pública do Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS), com sede em -MS.

Associação dos Agricultores Familiar

Já o Projeto de Lei nº 326/2023, de autoria do Deputado (PL), declara de Utilidade Pública Estadual a Associação dos Agricultores Familiar do Município de Estado de Mato Grosso do Sul (ASRIO).

Leis Orçamentárias

Os parlamentares devem votar, ainda, a redação final de dois projetos relacionados ao Orçamento, ambos do Poder Executivo.

Projeto de Lei 289/2023 institui o Plano Plurianual do Estado para o período de 2024 a 2027, contendo as diretrizes e as prioridades da Administração Pública Estadual, para a realização das despesas de capital e de outras delas decorrentes, inclusive dos programas finalísticos, de gestão, e de serviços do Estado. E o Projeto de Lei 290/2023  estima a receita e fixa a despesa do Estado para exercício financeiro de 2024, no valor de R$ 25.488.531.930 (Projeto da Lei Orçamentária Estadual (PLOA).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Do Mainframe à Inteligência Artificial

Rapazes são baleados no calcanhar e nas nádegas por desconhecido no Aero Rancho

Confusão entre vizinhos termina em agressão com pedrada na cabeça em Dourados

Declínio nas temperaturas: sábado será ‘gelado’ em boa parte de Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

1881 – Descoberta jazida de ferro em Corumbá

Últimas Notícias

Mundo

Trump crê que Bolsonaro ‘está sob ataque de um sistema judicial armado’, diz Casa Branca

Declarações foram dadas em resposta às medidas restritivas aplicadas pelo STF

Brasil

Morre, aos 89 anos, o ícone da publicidade Roberto Duailibi

Filho de uma brasileira com um libanês, ele nasceu em Campo Grande

Polícia

Justiça anula inquérito contra empresários de Dourados e manda devolver bens

A decisão é relacionada à ‘Operação Prime’, que e foi deflagrada em maio do ano passado pela PF

Esportes

Onde assistir: sábado tem Majestoso e outros três confrontos pelo Brasileirão

Em baixa, São Paulo e Corinthians fazem clássico no MorumBIS