Deputados estaduais membros da Frente Parlamentar em Defesa do Agronegócio na (Assembleia Legislativa do Estado de ) se reuniram na manhã desta quarta-feira (15) para debater a crescente ocupação de propriedades rurais. Os parlamentares querem indenização a produtores.

Também participaram membros da Frente Parlamentar em Defesa do Direito à Propriedade e das comissões de Agricultura e de Segurança Pública. Ficou definido que será enviado ofício à ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

“Encaminharemos um ofício à ministra Simone Tebet, para que haja ainda neste ano um recurso específico para as indenizações aos produtores rurais para evitar esses conflitos, invasões, acampamentos em beira de estrada. O que se faz para se resolver de vez? Indeniza o produtor. Paga a terra no preço real ao produtor que tenha a sua propriedade em discussão. Seja indígena, seja movimentos de trabalhadores rurais. Para que ambas as partes sejam atendidas, é preciso ter um da União disponível no orçamento”, explicou o deputado estadual Marcio Fernandes (MDB).

Conforme o parlamentar, haveria uma reserva de R$ 1 bilhão com essa finalidade e os deputados querem que Mato Grosso do Sul tenha acesso a parte desses recursos.

“Tenho quase que certeza que nosso pleito, que o documento formulado, será aceito pela nossa ministra. Pelas conversas que tem com o presidente Lula, chega ao nosso conhecimento que isso muito provavelmente será acatado pela ministra”, comentou Fernandes.

Saiba Mais