Três projetos foram aprovados durante a sessão desta quinta-feira (30) na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Em primeira discussão, proposta sobre Campanha de Conscientização sobre o Linfoma não Hodgkin e, em segunda, datas comemorativas.

Em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 20/2023, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos). A proposta institui a Campanha de Conscientização sobre o Linfoma Não Hodgkin em Mato Grosso do Sul, a ser realizada, anualmente, durante a primeira semana do mês de fevereiro.

A campanha objetiva informar, conscientizar, envolver e mobilizar a sociedade sobre o Linfoma Não Hodgkin, que é um tipo de câncer do sistema linfático – saiba mais aqui. A proposta segue para análise das comissões de mérito.

Já em segunda discussão, de autoria do deputado (PDT), o Projeto de Lei 185/2022. A proposta institui o “Dia Estadual do Rasqueado”, a ser comemorado, anualmente, no dia 16 de junho. A data é uma homenagem à cantora Delanira Pereira Gonlçalves, a , que faleceu na mesma data, no ano passado, aos 85 anos. Ícone da música sertaneja sul-mato-grossense, Delinha conquistou sucesso nacional ao lado de Délio, com quem formou dupla. O projeto segue para votação em redação final por ter sofrido emendas.

Também foi aprovado em segunda discussão, o Projeto de Lei 187/2022, da deputada Mara Caseiro (PSDB). A proposição cria o “Dia Estadual de Valorização do Patrimônio Cultural Sul-mato-grossense”, a ser celebrado, anualmente, no dia 17 de agosto. Nesta data, também se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico no Brasil. A proposta segue ao expediente para sanção.

As sessões são realizadas no Plenário Júlio Maia, a partir das 9h, e podem ser acompanhadas pela transmissão ao vivo dos canais oficiais da Casa de Leis: TV ALEMSRádio ALEMSPortal da ALEMSYouTube e Facebook. A pauta de votação é disponibilizada por este link.

Saiba Mais