Deputada quer criar ‘Selo Empresa sem Assédio’ nos estabelecimentos de Mato Grosso do Sul

Marca visa impulsionar boas práticas no ambiente de trabalho, com foco na segurança das mulheres

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Plenário durante sessão. (Divulgação Alems, Luciana Nassar)

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o Projeto de Lei 310/2023, que institui o Selo Empresa Sem Assédio nos estabelecimentos do Estado. A marca visa impulsionar boas práticas no ambiente de trabalho, com foco na segurança das mulheres.

A proposta é de autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB). Ela justifica que “é preciso haver investimentos por parte do poder público para massificar políticas institucionais compromissadas com o enfrentamento ao assédio e a importunação sexual”.

O selo será conferido pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Estado Mato Grosso do Sul. Entre os requisitos está a ampla divulgação ao Código de Ética, suas diretrizes e demais políticas institucionais relacionadas ao compromisso antiassédio e anti-importunação sexual, coordenando e operacionalizando treinamento e campanhas internas de comunicação sempre que necessário.

São consideradas práticas de assédio e importunação sexual as previstas nos artigos 215, 215 – A e 216 – A, do Código Penal, e as práticas de assédios definidas pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e demais órgãos responsáveis pela regulamentação do trabalho e do emprego no País.

Conteúdos relacionados

taquarussu prefeitura de taquarussu
Aves símbolos do Estado e do Pantanal (Reprodução)
Ronaldo Caiado