O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), anunciou na manhã desta quarta-feira (25) a defensora pública-geral do Estado, Patrícia Cozzolino, como nova secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos. A pasta está sendo comandada interinamente por Elisa Nobre.

O Governo do Estado não divulgou quando Patrícia será nomeada secretária.

“Ela vai assumir um cargo estratégico no Estado para defender as pessoas mais vulneráveis. Escolhemos a Patrícia por ter total competência e capacidade para conduzir a pasta, que tem programas essenciais de transferência de renda, mas que queremos ir além, ousar muito mais. Nosso compromisso é não deixar nenhum sul-mato-grossense para trás”, declarou o governador durante visita à DPGE/MS (Defensoria Pública Geral do Estado), em referência aos programas Mais Social e Energia Social – Conta de Luz Zero.

Riedel foi à Defensoria para formalizar o pedido de cedência de Patrícia para o Governo do Estado. “Foi uma decisão difícil e até demorada, onde aceitei este desafio para trabalhar principalmente para atender a camada de extrema pobreza da população. Fiz esta escolha para ter a oportunidade de expandir ainda mais o serviço que fazia na Defensoria”, disse a defensora pública-geral.

Presidente do Conselho Superior da DPGE, Homero Lupo Medeiros vai comandar o órgão interinamente até a realização da nova eleição da Defensoria Pública, que deve ter edital publicado na próxima segunda-feira (30) com as regras e período de inscrição dos candidatos.

Quem é Patrícia Cozzolino?

Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira é graduada em Direito pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), mestra em direito constitucional e especialista em direito processual penal e doutora em direito processual civil pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Ingressou na Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul em 1997 e atuou como defensora em cidades como Rio Verde de Mato Grosso, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas e Campo Grande. Foi diretora da Escola Superior da Defensoria Pública e primeira subdefensora-geral do Estado. Assumiu o cargo de defensora pública-geral em maio de 2021.

Secretariado de Riedel

Dentre os secretários, alguns são oriundos do antecessor de Riedel, o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Outros são pessoas escolhidas pelo atual chefe do Executivo.

  • Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica): Pedro Caravina
  • SECC (Secretaria de Estado da Casa Civil): Eduardo Rocha
  • Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda): Flávio César
  • SAD (Secretaria de Estado de Administração): Ana Carolina Nardes
  • SED (Secretaria de Estado de Educação): Hélio Daher
  • Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública): Antonio Carlos Videira
  • SES (Secretaria de Estado de Saúde): Maurício Simões
  • Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos): Elisa Nobre
  • Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania): Marcelo Ferreira Miranda
  • Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação): Jaime Verruck
  • Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística): Hélio Peluffo Filho
  • CGE (Controladoria-Geral do Estado): Carlos Girão
  • PGE (Procuradoria-Geral do Estado): Ana Carolina Ali Garcia

A titular da Sead, Elisa Nobre, foi nomeada interinamente, segundo o governador. A secretária ficará durante janeiro até que a escolhida, que não teve o nome revelado, possa estar apta a assumir o cargo. Elisa deve assumir uma secretaria executiva após a chegada da nova secretária.