Defensora pública-geral Patrícia Cozzolino será nova secretária de Assistência Social de MS

Defensoria vai convocar novas eleições para chefia do órgão na próxima semana

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Patrícia Cozzolino
Foto: Saul Schramm/Secom-MS

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), anunciou na manhã desta quarta-feira (25) a defensora pública-geral do Estado, Patrícia Cozzolino, como nova secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos. A pasta está sendo comandada interinamente por Elisa Nobre.

O Governo do Estado não divulgou quando Patrícia será nomeada secretária.

“Ela vai assumir um cargo estratégico no Estado para defender as pessoas mais vulneráveis. Escolhemos a Patrícia por ter total competência e capacidade para conduzir a pasta, que tem programas essenciais de transferência de renda, mas que queremos ir além, ousar muito mais. Nosso compromisso é não deixar nenhum sul-mato-grossense para trás”, declarou o governador durante visita à DPGE/MS (Defensoria Pública Geral do Estado), em referência aos programas Mais Social e Energia Social – Conta de Luz Zero.

Riedel foi à Defensoria para formalizar o pedido de cedência de Patrícia para o Governo do Estado. “Foi uma decisão difícil e até demorada, onde aceitei este desafio para trabalhar principalmente para atender a camada de extrema pobreza da população. Fiz esta escolha para ter a oportunidade de expandir ainda mais o serviço que fazia na Defensoria”, disse a defensora pública-geral.

Presidente do Conselho Superior da DPGE, Homero Lupo Medeiros vai comandar o órgão interinamente até a realização da nova eleição da Defensoria Pública, que deve ter edital publicado na próxima segunda-feira (30) com as regras e período de inscrição dos candidatos.

Quem é Patrícia Cozzolino?

Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira é graduada em Direito pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), mestra em direito constitucional e especialista em direito processual penal e doutora em direito processual civil pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Ingressou na Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul em 1997 e atuou como defensora em cidades como Rio Verde de Mato Grosso, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas e Campo Grande. Foi diretora da Escola Superior da Defensoria Pública e primeira subdefensora-geral do Estado. Assumiu o cargo de defensora pública-geral em maio de 2021.

Secretariado de Riedel

Dentre os secretários, alguns são oriundos do antecessor de Riedel, o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Outros são pessoas escolhidas pelo atual chefe do Executivo.

  • Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica): Pedro Caravina
  • SECC (Secretaria de Estado da Casa Civil): Eduardo Rocha
  • Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda): Flávio César
  • SAD (Secretaria de Estado de Administração): Ana Carolina Nardes
  • SED (Secretaria de Estado de Educação): Hélio Daher
  • Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública): Antonio Carlos Videira
  • SES (Secretaria de Estado de Saúde): Maurício Simões
  • Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos): Elisa Nobre
  • Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania): Marcelo Ferreira Miranda
  • Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação): Jaime Verruck
  • Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística): Hélio Peluffo Filho
  • CGE (Controladoria-Geral do Estado): Carlos Girão
  • PGE (Procuradoria-Geral do Estado): Ana Carolina Ali Garcia

A titular da Sead, Elisa Nobre, foi nomeada interinamente, segundo o governador. A secretária ficará durante janeiro até que a escolhida, que não teve o nome revelado, possa estar apta a assumir o cargo. Elisa deve assumir uma secretaria executiva após a chegada da nova secretária.

Conteúdos relacionados

Comissão de Ética da Prefeitura de Brasilândia fez recomendação sobre advertências (PMB, Divulgação)
eleições suplementares