De MS, Simone Eloy Terena é chefe de gabinete da bancada do cocar na Câmara dos Deputados

A antropóloga social Simone Eloy Terena será chefe de gabinete da bancada do cocar na Câmara dos Deputados. De Mato Grosso do Sul, Simone já foi assessora política indigenista na liderança do Psol na Câmara. Assim, fará parte do mandato da deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG). Simone é bacharel em ciências jurídicas, mestre e doutora […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
eloy simone
Simone Eloy já trabalhou na Câmara dos Deputados. Foto: Reprodução/ Redes Sociais.

A antropóloga social Simone Eloy Terena será chefe de gabinete da bancada do cocar na Câmara dos Deputados. De Mato Grosso do Sul, Simone já foi assessora política indigenista na liderança do Psol na Câmara.

Assim, fará parte do mandato da deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG). Simone é bacharel em ciências jurídicas, mestre e doutora em antropologia social (Museu Nacional/UFRJ).

Além disso, já atuou como antropóloga no Dsei (Distrito Sanitário de Saúde Indígena) Kayapó. Nascida em Aquidauana, na aldeia Ipegui, Simone já fez parte de um projeto da ONU (Organização das Nações Unidas).

Por fim, é docente da Unafro (Universidade Livre de Sociologia e Comunicação Afro).

Lideranças indígenas de MS em Brasília

O advogado Eloy Terena é secretário-executivo do Ministério dos Povos Originários. A nomeação consta no DOU (Diário Oficial da União), assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Assim, integra o Ministério comandado por Sônia Guajajara. Eloy participou da equipe de transição do Governo Lula no Grupo Técnico de Povos Originários.

Luiz Henrique Eloy Amado é advogado indígena, pós-doutor e coordenador jurídico da Apib (Articulação dos Povos Indígenas). Conhecido como Eloy Terena, o advogado é uma das lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul e ganha destaque internacional em sua atuação em defesa dos povos originários.

Conteúdos relacionados

beto avelar reforma
O Presidente da ASMMP, Fabrício Secafen Mingati, que também assinou a nota conjunta (Reprodução, MPMS)