‘Culpados devem ser punidos’, diz Camila Jara sobre investigação que envolve Bolsonaro
Ex-presidente é investigado por suposta fraude em dados da vacinação contra Covid
Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A operação da PF (Polícia Federal) que investiga suposta fraude na vacinação de Jair Bolsonaro repercutiu entre os parlamentares de Mato Grosso do Sul. Para a deputada federal Camila Jara (PT), os ‘culpados devem ser punidos’.
“As acusações são graves. Se comprovadas, Bolsonaro cometeu crime contra a Saúde Pública”, afirmou. Assim, acredita que as “investigações devem seguir o procedimento padrão, de busca e apreensão, depoimentos, entre outros, independentemente de quem esteja envolvido”.
Por fim, destaca que a punição deverá ser aplicada. “Dependendo da conclusão a que chegar a PF os envolvidos e culpados devem ser punidos na forma da lei”.
Operação Venire
A casa de Bolsonaro é alvo de buscas nesta manhã. Ao todo, a PF cumpre 16 mandados de busca e apreensão e 6 de prisão preventiva. Além disso, o apreenderam o celular de Bolsonaro.
De acordo com a Polícia Federal, não há mandado de prisão contra o ex-presidente. Assim, a corporação apura a atuação de uma associação criminosa que tinha como prática inserir dados falsos de vacina contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.
“Com isso, tais pessoas puderam emitir os respectivos certificados de vacinação e utilizá-los para burlarem as restrições sanitárias vigentes imposta pelos poderes públicos (Brasil e Estados Unidos) destinadas a impedir a propagação de doença contagiosa, no caso, a pandemia de covid-19”, diz a PF em nota.
As ações ocorrem dentro do inquérito policial que apura a atuação do que se convencionou chamar “milícias digitais”, em tramitação perante o Supremo Tribunal Federal. Por fim, a PF afirma que quatro crimes são investigados: infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.