Controle Ambiental libera obras em Corumbá para novo terminal portuário no Rio Paraguai
Terminal deve ocupar área de 100 hectares e há previsão de início das operações
Renata Portela –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na quinta-feira (27), membros do Ceca (Conselho Estadual de Controle Ambiental) se reuniram e aprovaram a emissão da licença prévia para construção de um terminal portuário nas margens do rio Paraguai. O local compreende o Porto Esperança, em Corumbá.
Conforme divulgado pelo Conselho, o Terminal Portuário Paraíso deve ocupar uma área de 100 hectares. Previsão de início das operações é 2025. A obra pertence à Companhia de Investimentos do Centro-Oeste que vai construir, também, outro porto na cidade de Cáceres, Mato Grosso.
O processo teve aval favorável da área técnica do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). O instituto realizou os estudos para avaliar e compensar possíveis impactos ambientais.
O conselheiro Pedro Celso de Oliveira Fernandes, da Seilog (Secretaria de Infraestrutura e Logística), que relatou o processo, destacou a pavimentação do acesso que liga a BR-262 ao Porto Albuquerque. A obra é feita pelo Governo do Estado e deve encerrar em setembro.
Assim, a estratégia da Centro-Oeste Investimentos é conjugar os dois terminais (Corumbá e Cáceres) no transporte de grãos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, para serem exportados pelo Oceano Atlântico.
Já no sentido inverso, trazer fertilizantes para o mercado interno dos dois Estados. As operações devem se iniciar em 2025 com o transporte de 600 mil toneladas e em 5 anos podem chegar a 1,25 milhão de toneladas de grãos.
Ainda nessa reunião, por maioria, os conselheiros do Ceca rejeitaram recurso contra parecer do Imasul, que negou licença para construção de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica) na Bacia do Rio Taquari.
Por unanimidade, também indeferiram um pedido de renovação de Licença Ambiental para pesca comercial.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Nova cirurgia de Preta Gil para retirada de tumores é adiada após consulta nos EUA
Na semana passada, Preta Gil revelou que iria fazer um procedimento cirúrgico nos Estados Unidos
Rayssa Leal tira 9,1 na última nota, levanta a torcida e é tricampeã do Super Crown
Em sua primeira volta, Rayssa mostrou muita classe e técnica
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.