Pular para o conteúdo
Política

Clínicas e pet shops em MS deverão alertar polícia sobre casos de maus-tratos aos animais

Projeto de Lei aprovado por deputados estaduais prevê notificação dos casos às autoridades
Renata Portela -
Imagem ilustrativa - Foto: Mirian Machado/Midiamax

Foi aprovado em sessão desta terça-feira (4), na Legislativa de Mato Grosso do Sul, de Lei que prevê aos estabelecimentos veterinários o acionamento das autoridades, caso constatado crime de maus-tratos aos animais.

Conforme texto do projeto, ficam os donos de pet shops ou clínicas veterinárias responsáveis por alertarem a Polícia Civil, CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) ou outros órgãos competentes em casos de maus-tratos.

Sendo assim, o estabelecimento deve fornecer um relatório sobre o animal, com a raça, espécie e todos os dados. Também o que foi constatado no atendimento e quais procedimentos foram adotados.

O 26 de 2023, de autoria do deputado Lucas de Lima (PDT), ainda relata o grande número de ocorrências de maus-tratos aos animais. Esses casos devem ser relatados sobre animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos.

Assim, os órgãos competentes serão alertados sobre casos de abandono, envenenamento, prisão por correntes ou cordas curtas, mutilação, pânico, estresse, agressão física, animais debilitados ou desnutridos.

Fica o profissional veterinário responsável pela imediata comunicação e registro de boletim de ocorrência.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil goleia Uruguai por 5 a 1 e garante vaga na final da Copa América e Olimpíadas 2028

Grêmio vence o Fortaleza com 2 gols e reage no Brasileirão

Tsunami atinge Rússia após terremoto e alertas chegam ao Japão, EUA, Chile e Equador

MC Livinho sofre acidente de moto, perfura pulmão e é internado em UTI em São Paulo

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Botafogo abre vantagem sobre o Red Bull Bragantino com vitória de 2 a 0

Últimas Notícias

Política

Pressão dos EUA sobre petróleo russo domina agenda com senadores brasileiros

Do MS, Nelsinho Trad e Tereza Cristina destacam engajamento bipartidário e avanço técnico nas negociações em Washington

Polícia

Atentado a tiros na fronteira tinha brasileiro como alvo

Pistoleiros se passaram por agentes da polícia paraguaia

Polícia

‘Ele é quem sofria agressões’: mulher é indiciada por falsa denúncia de violência doméstica

Relacionamento teria terminado porque mulher traía companheiro na casa da família, quando ele e a filha do casal estavam ausentes

Cotidiano

Mega-Sena acumula e duas apostas de MS levam R$ 67 mil da quina

Prêmio estimado para próximo sorteio é de R$ 76 mil