CCJR aprova Voucher Transportador e mais cinco propostas para tramitação na Alems
Programa quer instituir qualificação profissional para motoristas de veículos de carga e de ônibus
Evelin Cáceres, Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Durante a reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) desta quarta-feira (10), os membros da comissão aprovaram seis projetos e, entre eles, o Voucher Transportador. Agora, as propostas seguem para análise em plenário pelos deputados estaduais da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).
Os deputados João César Mattogrosso (PSDB) e Pedro Pedrossian Neto (PSD) não comparecerem à reunião e os votos serão colhidos posteriormente.
Outras 11 propostas foram distribuídas para serem relatadas. A deputada e presidente da CCJR, Mara Caseiro (PSDB) relatou quatro matérias, entre elas o Projeto de Lei 121/2023, de autoria do Poder Executivo, que institui o Programa Estadual de Qualificação Profissional para Motoristas de Veículos de Carga e de ônibus – Voucher Transportador, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências.
A matéria foi considerada constitucional e o objetivo é atender às diretrizes de empregabilidade de inclusão social e de inserção no mercado de trabalho de motoristas condutores de transporte de cargas, e de passageiros habilitados nas categorias, e nas gradações exigidas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
Além dessa proposta, outras três foram aprovadas após relatório da deputada. São elas: o Projeto de Lei 92/2023, de autoria do deputado João César Mattogrosso (PSDB), que institui, em Mato Grosso do Sul, a Semana de Conscientização e Prevenção aos males causados pelo uso intenso de celulares, tablets e computadores por bebês e crianças.
O Projeto de Lei 112/2023, de autoria do deputado Renato Câmara (MDB), que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul a Feira de Exposição Japorã Agrishow-Festa da Agricultura Familiar, realizada no Município de Japorã-MS.
E o Projeto de Lei 117/2023, de autoria do deputado Rafael Tavares (PRTB), que institui o Dia Estadual do CAC (Caçador, Atirador e Colecionador) no Estado de Mato Grosso do Sul.
O vice-presidente do grupo de trabalho, deputado estadual Junior Mochi (MDB), relatou o Projeto de Lei 115/2023, de autoria do deputado Paulo Corrêa (PSDB), que institui o Dia Estadual em Defesa da Prescrição Legível, a ser comemorado anualmente no dia 20 de setembro, e dá outras providências. “O projeto promove campanha em defesa da prescrição legível, pois uma receita mal escrita pode levar o paciente a utilizar medicamento ou dosagem equivocada”, aponta a justificativa.
O deputado Antonio Vaz (Republicanos) relatou o Projeto de Lei 116/2023, de autoria do deputado Lucas de Lima (PDT), que declara de Utilidade Pública Estadual a Sociedade Beneficente KADIMA – SBK, com sede no município de Rio Verde do Mato Grosso. Por unanimidade dos presentes foi aprovada a tramitação do projeto na Alems.
Notícias mais lidas agora
- ‘Destruiu minha família’, diz filha de Belquis, morta há um ano em acidente no Centro de Campo Grande
- VÍDEO: Perseguição a traficante mobiliza helicóptero da PRF e termina com motorista preso em Dourados
- Inspeção identifica racionamento de água, falta de ventilação e superlotação em presídio
- Justiça mantém prisão de militar que atirou três vezes contra rapaz em Campo Grande
Últimas Notícias
Mesmo com otimismo de representante do setor, comerciantes do Centro reclamam de movimento fraco
Segundo Fecomércio, movimentação deve ser de R$ 1,27 bilhão em MS
Dólar cai com China e commodities, após ajuste de alta na abertura
No radar está a decisão do Copom, na quarta-feira, 11,
Idosa cai em golpe do pix e perde quase R$ 10,5 mil em MS
A vítima recebeu uma mensagem em seu WhatsApp de um suposto gerente bancário
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.