Catan diz que poderes extrapolaram competências e Camila Jara vê crime em invasões em Brasília

Em lados opostos, parlamentares apontaram direito de manifestação e necessidade de punição

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Montagem: Alems, Agência Brasil e CMCG

O deputado estadual João Henrique Catan (PL) avaliou que as manifestações deste domingo (8) em Brasília (DF), que culminaram na invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal), são uma resposta da população aos poderes invadindo a competência de outros. Forças de segurança já retomaram o STF.

“Há muito tempo os poderes vem extrapolando suas competências, especialmente o STF, agora está sendo a vez do povo extrapolar um pouco também. Uma manifestação popular está demonstrando a necessidade dos freios e contrapesos funcionarem, para devolverem nossas liberdades e garantias constitucionais de cidadãos que foram infelizmente relativizadas”, disse Catan ao Jornal Midiamax.

Em publicação no Instagram, a deputada federal eleita Camila Jara (PT) disse estar acompanhando os atos na capital federal. “Isso é crime contra a democracia e deve ser reprimido imediatamente”, frisou.

Brasília sitiada

Manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que iniciaram protesto há pouco em Brasília (DF), invadiram o Congresso Nacional. Um outro grupo, usando cores da bandeira, ocuparam o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que falou com o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), para pedir apoio policial. “O governador me informou que está concentrando os esforços de todo o aparato policial no sentido de controlar a situação”, tuitou.

Conteúdos relacionados

Agência Brasil
prefeita eldorado