Pular para o conteúdo
Política

Campanha Sinal Vermelho pode ajudar mulheres em situação de violência em Coxim

Projeto de Lei está protocolado na Câmara de Coxim
Dândara Genelhú -
campanha vermelho
Projeto de lei está na Câmara de Coxim. (Freepik)

Mulheres vítimas de violência poderão pedir ajuda com sinal vermelho na palma da mão em . É o que prevê o de lei que cria a Campanha Sinal Vermelho no município.

Segundo a proposta, o objetivo é facilitar o pedido de socorro em situação de violência. “Por meio de um sinal visível, preferencialmente vermelho, feito na palma da mão em forma de um ‘X’, utilizando batom, caneta ou qualquer material acessível”, explica o texto.

Adriana Nabhan (MDB) assina a matéria. Segundo ela, o projeto “enviará uma mensagem clara de que a violência doméstica é inaceitável e merece a atenção de toda a sociedade”.

A proposta está em análise nas comissões da Câmara de Coxim.

Sinal Vermelho

Em junho de 2020, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) junto à AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) lançou a campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica. Assim como o da vereadora de Coxim, a campanha oferece ajuda às mulheres em farmácias, órgãos públicos e agências bancárias.

Nesta campanha nacional, a instrução é de que a polícia seja acionada quando alguém identificar o pedido de ajuda. Em Mato Grosso do Sul, mais de 190 farmácias participam da campanha.

Estabelecimentos cadastrados recebem uma cartilha, que é repassada para os atendentes. Então, se identificarem o ‘X’ vermelho, registram de forma discreta o nome, o telefone e o endereço da suposta vítima.

Logo, aciona a e informa os dados da pessoa que pediu ajuda. Se possível, o atendente pode conduzir a vítima para um local reservado até a chegada da equipe policial.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com investimento de R$ 2 milhões, Três Lagoas iniciará construção de Caps infantojuvenil

Acusados de negarem socorro a adolescente que morreu em escola indígena são absolvidos

Trump assina lei anti-fentanil nos EUA e reitera tarifa de 20% sobre China por tráfico da droga

Bebeu água hoje? Campo Grande enfrenta baixa umidade e população tenta driblar o clima seco 

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

TCE-MS reprova contas de Dr. Bandeira, ex-prefeito de Amambai, que fica inelegível

Últimas Notícias

Política

Uso do Pix diminui receita dos sistemas de pagamento dos EUA, avalia Paulo Duarte

"É difícil entender o que se passa na cabeça de um sujeito absolutamente impulsivo e descontrolado como Trump", disse ainda o parlamentar

Brasil

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Medida tinha sido suspensa pelo Congresso

Mundo

Embaixada dos EUA critica STF e chama Corte de ‘Supremo Tribunal de Moraes’

Supremo Tribunal Federal não se manifestou

Política

‘Trump quer uma guerra comercial’, diz Gleice Jane após frigoríficos suspenderem exportação de carne para EUA

A medida dos frigoríficos foi tomada porque os produtos enviados a partir de agora chegariam após o início do tarifaço de 50%