Nesta terça-feira (6), a Câmara de Três Lagoas aprovou a redução do número de vereadores. A decisão já reflete nas eleições municipais de 2024, quando a cidade elegerá apenas 15 parlamentares para a Casa de Leis.
Em segunda votação, 16 vereadores aprovaram o projeto de lei que altera o artigo 10 da Lei Orgânica do município. Assim, de 17 vereadores, a Câmara passará a ter 15.
O vereador Sargento Rodrigues (União) lembrou que “Três Lagoas estava apta para passar a ter 19 cadeiras de vereadores, se assim fosse do entendimento desta Casa”. Contudo, parabenizou os colegas.
“Diminuímos o número de vereadores, de 17 para 15 vereadores, com muita responsabilidade. Cortando da nossa própria carne”, discursou.
Rodrigues afirmou que o corte de vereadores impacta na taxa de lixo da cidade, que poderá ser custeada com o valor de dois parlamentares. “Essa casa de lei, com a economia de cada vereador vai subsidiar as taxas do lixo e até o dia 31 de dezembro de 2024 não se fala mais em taxa de lixo”, explicou.
No mesmo sentido, o presidente da Casa, vereador Cassiano Maia (PSDB), disse que a taxa de lixo tem custo aproximado de R$ 13 milhões anual. “Nós tivemos todo um entendimento de fazer a devolução do duodécimo de 6% para 4%. Fizemos a transformação da nossa energia para energia fotovoláica”, citou outras medidas adotadas pela Casa.
Então, a medida que poderá custear a taxa de lixo do município ainda deve ser aprovada em discussão final. Logo, se aprovada pelo Executivo, a mudança vale para as eleições de 2022.