Pular para o conteúdo
Política

Câmara de Dourados autoriza prefeitura a contratar substituto temporário para servidor afastado  

Vereadores também aprovaram Campanha de Prevenção Contra a Síndrome do Text Neck
Marcos Morandi -
Sessão foi realizada nesta segunda-feira (Foto: reprodução, CMD)

Os vereadores de aprovaram de lei do Executivo que dispõe sobre a contratação de pessoal, por tempo determinado, “para atender necessidade excepcional de interesse público”. A medida foi debatida e deliberada na sessão dessa segunda-feira (25).

Após segunda discussão e votação, o projeto criando dispositivo na Lei nº 3.990/2023 de 20 de maio de 2016 recebeu 15 votos favoráveis e três contrários e agora vai à sanção do chefe do executivo. Antes da votação houve um pedido de vistas, mas a solicitação foi rejeitada pela maioria dos vereadores.

Com a aprovação, o inciso III do art. 2º da Lei passa a vigorar com a seguinte redação: Art. 2º (…) III – para substituir servidor afastado de posto de trabalho, cuja ausência provoca impedimentos na prestação de serviço público essencial e para manter atendimento indispensável e inadiável à população nas áreas de saúde, educação, assistência social e serviços públicos.

Também em segunda votação, o plenário aprovou, por unanimidade, projeto de lei de autoria da vereadora Liandra da Saúde (PTB), que dispõe sobre a Campanha de Contra a Síndrome do Text Neck nas Escolas e Instituições de Ensino de Crianças e Adolescentes e dá outras providências.

Primeira votação

Em primeira discussão e votação foram aprovados seis projetos de lei, entre eles, de autoria do autorizando a doar imóvel público à Água Boa Associação Comunitária – ABAC.

Do vereador Laudir Munaretto (MDB), projeto de lei que dispõe sobre a tramitação prioritária dos processos administrativos que figurem como parte ou interessada a pessoa em situação de violência doméstica e familiar e dá outras providências.

Também do vereador Laudir, projeto de lei dispondo sobre o direito ao encaminhamento prioritário para confirmação diagnóstica de pessoas com suspeita de doença rara; e, ainda de Laudir Munaretto, projeto de lei que institui o programa municipal de capacitação profissional para jovens, denominado ‘Capacita Juventude’ e dá outras providências.

Da vereadora Liandra da Saúde (PTB), projeto dispondo sobre a regulamentação da coloração da órtese denominada “Bengala Longa” para fins de identificação de pessoas com diferentes níveis de deficiência visual e como instrumento de orientação, publicidade e mobilidade da condição de seu usuário.

Também da vereadora Liandra, projeto de lei que institui o dia municipal de conscientização sobre a retinoblastoma e a campanha municipal sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e dá outras providências. O retinoblastoma é um tipo raro de câncer ocular, mais comum em crianças e responde por 3% dos cânceres infantis, chegando a cerca de 400 casos por ano. Entre 60% e 75% dos casos de retinoblastoma são esporádicos, isto é, uma célula sofre mutação e passa a se multiplicar descontroladamente.

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 002/2023, de autoria de vários vereadores, teve pedido de vistas aprovado com 15 votos e a votação suspensa para sessões posteriores.

Em única discussão e votação, foi aprovado Projeto de Decreto Legislativo nº 066/2023, de iniciativa do vereador Olavo Sul (MDB) e assinado por todos os demais vereadores, que concede Diploma de Jubileu de Carvalho à Colônia Agrícola Nacional de Dourados – CAND, alusivo aos 80 anos de sua fundação.

O plenário ainda deliberou extensa pauta de requerimentos dos vereadores solicitando informações diversas a órgãos do poder público municipal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia apreende droga e contrabando avaliados em R$ 1,4 milhão em Ponta Porã

Moradores oficiam DNIT e resolvem adiar manifesto contra ‘poeirão’ causado por caminhões

4 Melhores sites para comprar seguidores no Instagram

Polícia busca suspeitos de emboscada que terminou com homem baleado nas costas

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Bolsonaristas marcam segundo ‘adesivaço’ em Campo Grande para pedir anistia e ‘Fora Moraes’

Últimas Notícias

Loterias

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

As dezenas sorteadas nesta quinta-feira foram: 14 – 24 – 36 – 44 – 46 – 54

Transparência

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Edital reforça que não haverá segunda chamada. Concurso foi marcado por reprovação de 100% dos candidatos antes de recursos

Esportes

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

O Brasil segue firme na busca pelo título inédito da competição e enfrentará o Japão na próxima fase, no sábado (26)

Brasil

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Decisão do TJDFT muda sentença da primeira instância