Câmara aprova projeto que prevê transparência em emendas de deputados para Dourados

Vereadores votaram mais de 50 projetos em único dia

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Projeto segue para sanção do prefeito (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

Com a aprovação em 2ª discussão e votação do Projeto de Lei (PL) 70/23, de autoria do vereador Elias Ishy (PT), o município de Dourados será obrigado a disponibilizar publicamente informações detalhadas sobre emendas parlamentares (vindas de deputados estaduais e federais) que sejam destinadas à cidade.

O projeto foi aprovado durante a 30ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados, nessa segunda-feira (11), e irá para sanção do prefeito. De acordo com o texto do PL 70/23, as informações devem ser viabilizadas em até 30 dias depois que a destinação da emenda for confirmada.

A proposta surgiu após questionamentos em decorrência de liberação de recursos liberados por um parlamentar estadual e que não teriam sido aproveitados pelo Executivo Municipal.

Os valores, os prazos, os nomes dos autores (deputados) e as descrições das destinações dos recursos deverão estar no Portal da Transparência da prefeitura, além de constar em Diário Oficial e ser encaminhadas aos conselhos municipais pertinentes. De acordo com Ishy, será uma forma de toda a sociedade fiscalizar para que se evite a perda de recursos.


 Veja, abaixo, os demais projetos da 30ª sessão:

 2 projetos aprovados em 2ª discussão e votação

– PL 106/23, de autoria do vereador Márcio Pudim (PSDB), que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município o Dia e a Semana da Literatura, a serem comemorados anualmente em 1º de maio e nessa semana;

– PL 154/23, de autoria do vereador Juscelino Cabral (PSDB), que denomina Rua Austrilio Ferreira de Souza a Viela 2, em toda a sua extensão, no Conjunto Habitacional Parque do Lago 2.


5 projetos aprovados em 1ª discussão e votação (precisam passar por 2ª discussão e votação)

– PL 13/23, de autoria de Ishy, que institui atendimento preferencial a pessoas com fibromialgia em órgãos públicos e privados;

– PL 88/23, de autoria do vereador Fabio Luis (Republicanos), que dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação de cronograma de obras e serviços públicos;

– PL 128/23, de autoria da vereadora Liandra da Saúde (PTB), que declara de utilidade pública a Igreja Evangélica Projeto de Deus de Dourados;

– PL 134/23, de autoria de Liandra, que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município o Dia de Luta contra a Endometriose e a Campanha Março Amarelo para conscientização e educação preventiva de enfrentamento à endometriose, a serem comemorados em 13 de março e na semana em que recair o dia;

 – PL 153/23, de autoria de Cabral, que denomina Rua Luzimar Bento Pereira o logradouro Corredor Público K, em toda a sua extensão, no loteamento Sitiocas Campo Belo 3.


47 projetos de decretos legislativos aprovados em única discussão e votação

– Votados em bloco os projetos de números 97, de 100 a 116, de 118 a 121, 125, de 128 a 133, de 135 a 147, de 150 a 153, e 155/23.

Serão concedidos diplomas de jubileus a: Agência Municipal de Transportes e Trânsito/Agetran (12 anos), Comercial Dourados Material para Construção (20 anos) e Dilmar da Silva Rocha (86 anos).

Conteúdos relacionados