Pular para o conteúdo
Política

Aumento de vereadores amplia direito a representatividade, avalia advogado e ex-juiz do TRE-MS

Mudança exige estudo de impacto financeiro, mas não pode ultrapassar duodécimo
Adriel Mattos -
vereadores
População tem direito a ser representada na Câmara Municipal. (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Em um momento que se vive a negação da política, a mera discussão de ter mais vereadores na Municipal ressoaria como polêmica. Na última reportagem da série do Jornal Midiamax sobre o número de vereadores, o advogado Elton Nasser explica que a legislação brasileira garante que a população seja efetivamente representativa, sem que isso pese no bolso do cidadão.

do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) entre 2012 e 2014, Nasser defendeu o direito do cidadão ser ouvido, principalmente quem mora em áreas afastadas ou não tão representadas. Hoje, 11 cidades do Estado podem ter mais parlamentares.

Aparecida do Taboado, Caarapó, , Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina e estão aptas a ter mais vereadores.

“Existe o chamado princípio da representatividade, que deve ser seguido na proporção da população a ser representada na Câmara. Até porque existem carências cada vez maiores”, avalia o advogado.

Apesar disso, essas reavaliações da representação não são periódicas, dado que a opinião pública quase sempre é majoritariamente contrária. Porém, Nasser frisa que os legisladores devem seguir a Constituição Federal.

“Está no artigo 29 da Constituição: a população tem o direito de ser representada. E a Lei Orgânica do município tem que seguir a Constituição. A Câmara tem autonomia para isso”, destacou.

Mudança no número de vereadores deve vir acompanhada de estudo, mas despesa não pode aumentar

Para que essa mudança valha, o advogado explica que o projeto de lei ou um projeto à Lei Orgânica deve ser bem embasado. “É preciso estabelecer um estudo de impacto financeiro, ter o número da população pelo IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]”, pontua.

Nasser ainda acredita que as Casas de Leis municipais devem ficar mais atentas à evolução populacional para garantir que todos os cidadãos sejam ouvidos. “As Câmaras precisam manter uma permanente atenção à Constituição, se adequando à população do município”, disse.

Além disso, não só os prefeitos e as prefeitas como os vereadores devem ser eficientes. “O princípio da eficiência ensina que todo gestor deve pautar a administração pública pela eficiência. Os atos dele trazem melhorias aos eleitores. E isso se aplica à Câmara”, comparou.

Ou seja, ter mais vereadores não significa mais gastos. Até porque a Constituição limita o orçamento legislativo. O mesmo artigo 29 reserva apenas 5% da receita para o chamado , valor anual para a Câmara custear seu funcionamento.

“Tem que se estabelecer o orçamento a conformidade com o artigo 29”, frisou. Logo, havendo mais vereadores, a Câmara vai ter que economizar, e não aumentar os gastos, já que a prefeitura não pode destinar mais recursos.

vereadores
Advogado Elton Nasser, que já foi juiz do TRE-MS. (Foto: Gerson Walber/OAB-MS)

Inclusive vereadores de Campo Grande, em entrevista ao Midiamax na reportagem anterior da série, deixaram claro.

“A Câmara tem um duodécimo e recebe 5% do rendimento do município. Não vai trazer prejuízo econômico para o município, pois o duodécimo já é repartido. O que vai acontecer é que a cota parte de cada vereador vai diminuir”, disse André Luís Soares (Rede).

Da mesma opinião compartilha Alírio Vilassanti (União). “O duodécimo é um valor só e se eventualmente vir mais dois vereadores a Casa vai ter o mesmo gasto. Não vai ter impacto financeiro nenhum ao município”, opinou.

Como as reportagens mostraram, as Câmaras estão respaldadas pela lei ao fazerem isso, já que sequer podem criar mais despesas. Resta à população escolher bem quem serão os novatos, assim como quem permanece e quem sai.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Maria de Fátima garante que se casará com Afonso Roitman: Resumo Vale Tudo, capítulo do dia 18/04/2025

Madalena experimenta vestido de noiva: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 18/04/2025

Edu confirma gravidez de Celeste: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 18/04/2025

VÍDEO: em meio a comboio de caminhonetes, multidão e confusão, influenciador Rincon é preso no MT

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, quatro mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

Semana Santa: Confissões, jejum e fé renovam a caminhada espiritual dos fiéis

Médico que matou advogada no trânsito é liberado para o regime aberto

Bortoleto sente início ruim, mas prega calma e se inspira em Russell: ‘Aprender e melhorar’

Últimas Notícias

Cotidiano

Feriado de Sexta-Feira Santa será de sol e chuva em MS

A previsão indica tempo mais instável, com aberturas de sol e aumento de nebulosidade

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Ajuda oficial à peruana condenada por corrupção choca corpo diplomático

Terra de condenados Todo o corpo diplomático de Brasília e de vários países está pasmo com a ajuda oficial do Governo brasileiro na fuga de uma condenada por corrupção de outro país. Caiu como uma bomba em embaixadas e na OEA a camaradagem do Governo Lula da Silva III para trazer a Brasília a ex-primeira … Continued

Sérgio Cruz - O dia na história

1927 – Cervejaria de Corumbá lança nova marca, preparada por técnico alemão

Criada em 1914, a Cervejaria Corumbaense, por muitos anos, a preferida dos consumidores do Estado, lança, com ampla campanha publicitária, em 18 de abril de 1927, seu novo produto, a cerveja Centenário.

Charge

O crucificado todos os dias