Pular para o conteúdo
Política

Assembleia vota reconhecimento de estado de calamidade pública em Bonito e mais 3 projetos

Proposta retrata prejuízos causados no município durante as fortes chuvas em fevereiro
Renata Portela -
ALEMS calamidade DIVULGAÇÃO (1)
Imagem ilustrativa. (Foto: Divulgação, Alems)

A Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) tem quatro projetos na pauta da sessão desta quarta-feira (5). Os deputados estaduais se reúnem a partir das 9h.

O primeiro item da Ordem do Dia, em discussão única, é o Projeto de Decreto Legislativo 13/2023, da Mesa Diretora. A proposta reconhece ocorrência de estado de calamidade pública em .

O prefeito Josmail Rodrigues (PSB) encaminhou ofício retratando prejuízos materiais e ambientais, causados pelas fortes chuvas em fevereiro. Esses danos em estradas e pontes afetam quase 2 mil moradores da área rural.

Ainda deve ser votado, em segunda discussão, o Projeto de ei 254/2022, do deputado (PSDB). A proposta é de incluir ao calendário oficial de Mato Grosso do Sul a “Semana Estadual da Festa das Nações Amigas”.

A intenção é de, anualmente, haver celebração na terceira semana de outubro pelas colônias japonesa, paraguaia, libanesa, boliviana e italiana. Também em segunda discussão está previsto o Complementar 02/2023.

O projeto altera a Lei Orgânica do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), a Lei Complementar Estadual 72/1994. As mudanças dizem respeito aos dispositivos que regulamentam o direito à licença e às compensatórias dos membros do MPMS, entre outras alterações.

Por fim, deve ser votado o Projeto de Lei 46/2023, do Governo do Estado. Essa proposição modifica a Lei 6.035/2022, que reorganiza a Estrutura Básica do Poder Executivo de Mato Grosso do Sul.

Assim, o projeto visa ajustar algumas disposições da Lei “ao novo de Plano de Gestão e Governança do Estado, com o intuito de tornar as ações de seus órgãos e de suas unidades mais eficientes e condizentes com as exigências da atual conjuntura sócio-político-econômica de Mato Grosso do Sul”.

Como assistir às sessões da Assembleia?

A sessão é realizada em formato híbrido, com deputados participando no Plenário Deputado Júlio Maia ou por meio de videoconferência. O público pode acompanhar presencialmente no auditório do Plenário ou pelos canais de Comunicação da Casa de Leis, no YouTube, Facebook e pela Rádio e TV Alems.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Decisão do TCU sobre controle de bebidas é suspensa pelo STF

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Duas carretas são apreendidas com mais de 600 pneus contrabandeados

Cristo Redentor abraça cachorro em ação pelo Dia dos Animais de Rua

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Temporal causa alagamento e fecha rodovias no Rio de Janeiro

Últimas Notícias

Brasil

Nunes Marques pede vista e suspende julgamento de Palocci no STF

O julgamento virtual começou na semana passada e não tem data para ser retomado

Mundo

Peña diz que espionagem do Brasil ‘reabre velhas feridas’ da Guerra do Paraguai

Remontou à guerra do Paraguai (1864-1870)

Cotidiano

Familiares procuram por Vanessa Rebeca que desapareceu em Três Lagoas

Familiares procuram por Vanessa Rebeca de 12 anos que desapareceu no Bairro Vila Piloto em Três Lagoas, cidade a 325 quilômetros de Campo Grande, nesta sexta-feira (04). A mesma possuí autismo e faz uso de remédios controlados. Caso alguém tenha visto a Vanessa, favor entrar em contato com a mãe, Kenia, pelo 67 99184-4244 ou … Continued

Polícia

Motorista foge e abandona carro com 976 Kg de maconha na BR-376

Iniciou-se uma perseguição até que o condutor abandonou