Apresentada por deputados, projeto de lei quer promover mais segurança viária em MS
Foi apresentado na Assembleia Legislativa o Projeto de Emenda Constitucional 2/2023 que visa promover segurança viária em Mato Grosso do Sul. O projeto é de autoria dos deputados Renato Camara (MDB), Lia Nogueira (PSDB) e Junior Mochi (MDB). “As Polícias Civil, Penal e Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e os Órgãos e Entidades Executivos de […]
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Foi apresentado na Assembleia Legislativa o Projeto de Emenda Constitucional 2/2023 que visa promover segurança viária em Mato Grosso do Sul. O projeto é de autoria dos deputados Renato Camara (MDB), Lia Nogueira (PSDB) e Junior Mochi (MDB).
“As Polícias Civil, Penal e Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e os Órgãos e Entidades Executivos de Trânsito subordinam-se à legislação especial, que definirá sua estrutura, competência, direitos, garantias, deveres, prerrogativas de seus integrantes, de maneira a assegurar a eficiência de suas atividades, baseando-se nos princípios da hierarquia e da disciplina”.
Aos Policiais Civis, Militares e do Corpo de Bombeiros Militar, aos Policiais Penais e aos Agentes de Segurança Viária, vítimas de acidentes em decorrência da atividade profissional de confronto, salvamento ou treinamento, será garantida pela administração pública estadual, a cobertura integral das despesas hospitalares e do tratamento médico necessário para o restabelecimento da saúde.
Outra mudança na norma, é que será considerado agente de segurança viária o servidor de carreira estável vinculado a órgão executivo de trânsito do Estado ou dos municípios; e a segurança viária, exercida para a preservação da ordem pública, e da incolumidade das pessoas, e de seus patrimônios nas vias públicas.
Por fim, o inciso III, do artigo 47, vigorará com a seguinte alteração: “O policiamento do trânsito urbano e do rodoviário estadual, realizado de forma integrada e concomitantemente com o Departamento Estadual de Trânsito – Detran/MS, e conforme estabelecido em convênio.
Renato Câmara justifica a emenda proposta. “Seu propósito é adequar a Constituição Estadual, harmonizando-a com as mudanças realizadas na Constituição Federal, mantendo consonância com a Emenda Constitucional 82/2014, promulgada pelo Congresso Nacional, conhecida como “PEC da Segurança Viária”.
Esta emenda adicionou ao artigo 144 da Constituição Federal o conceito de segurança viária como uma vertente essencial da segurança pública, assegurando a integridade das pessoas e de seu patrimônio em vias públicas e promovendo uma mobilidade urbana eficaz”, justifica o deputado Renato Câmara.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
BBB 25: Líder, Diogo Almeida revela indicação ao Paredão: ‘Me deu motivo’
Poucas horas após vencerem a Prova do Líder, Diogo Almeida e Vilma já revelaram quem devem indicar ao segundo Paredão do BBB 25
PM encontra drogas escondidas no quarto de jovem com ajuda da mãe na Vila Moreninha III
Mãe de um dos suspeitos apareceu durante abordagem e levou os policias até a sua residência
Umidade do ar despenca e MS deve registrar máxima de 39°C nesta sexta-feira
Chuvas típicas de verão não estão descartadas
Golpista morto em troca de tiros com policiais militares em MS tinha 24 anos
Dupla é suspeita de envolvimento com estelionato na região
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.