Após morte de estudante, vereador de Corumbá pede plano de evacuação em escolas

Estudante corumbaense morreu após ser atingido por uma estrutura da quadra escolar durante temporal

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
escola aluno escolas corumbá
Escola decretou luto após morte de criança (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

A morte de Matheus Souza Marques, de apenas 7 anos, durante temporal em Corumbá gerou um requerimento na Câmara do município, a 420 quilômetros de Campo Grande. Um vereador da cidade pediu plano de evacuação em escolas durante emergências.

O vereador Manoel Rodrigues (Republicanos) apresentou o requerimento nesta segunda-feira (18), durante sessão ordinária. O pedido foi endereçado ao secretário de Educação do Município, Genilson Canavarro de Abreu.

Segundo o vereador, o plano é um “projeto de segurança preventiva necessário, voltado à criação e à execução de rotas de fuga nas unidades escolares da cidade, em casos de sinistros como o ocorrido na semana passada na cidade”.

Além disso, disse que conversou com a Defesa Civil Estadual sobre a proposta, para que apliquem o treinamento nas escolas municipais corumbaenses.

Matheus foi atingido

Aluno da 2ª série do ensino fundamental, Matheus foi atingido pela estrutura metálica da quadra da escola, justamente durante a aula de educação física. O teto foi arrancado e ficou retorcido com a  força dos ventos

O menino estava no local com colegas das 2ª e 3ª séries e com professores que tentaram levar as crianças de volta para as salas logo que os ventos começaram, no entanto, por causa da chuva, eles permaneceram na quadra.

Além de Matheus, outras quatro crianças foram atingidas pelas placas de metal. Elas foram socorridas e encaminhadas para atendimento médico. O menino não resistiu aos ferimentos e morreu.

Na escola, pais se desesperam e correram até a unidade em busca dos filhos. Com a confirmação da morte, o cenário foi de desespero e tristeza. 

Vendaval em Corumbá

Segundo a Prefeitura, ventos com média de 40 km/h e uma rajada excepcional de 96 km/h provocaram estragos em todas as regiões de Corumbá. A intensidade, segundo a administração, não estava prevista nos prognósticos dos cinco institutos monitorados pela Defesa Civil.

Prédios públicos e privados ficaram danificados. Vídeos mostram barcos no Rio Paraguai durante o temporal. A Defesa Civil alerta para ventos moderados durante a noite desta terça. A Defesa Civil, Assistência Social, Infraestrutura e da Agetrat estão mobilizadas.

Conteúdos relacionados

lula
senadora ministério