Faltando apenas dois dias para o segundo turno das Eleições de 2022, eleitores ainda podem denunciar situações de propaganda eleitoral irregular pelo celular. Assim, o aplicativo do Pardal também recebe relatos de crimes eleitorais.

Em Mato Grosso do Sul, 379 denúncias de propaganda irregular foram registradas nestas eleições. Então, neste ano, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) atualizou o Pardal para facilitar a integração com o PJe (Processo Judicial Eletrônico) da Justiça Eleitoral.

Assim, denúncias recebidas e tratadas poderão se transformar em estatísticas para a Justiça Eleitoral.

Além disso, as atualizações também trouxeram melhorias na acessibilidade para os usuários e no sigilo das informações do eleitor, conforme prevê a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Então, os cidadãos podem seguir com a plataforma para denunciar possíveis situações irregulares de campanha ou crimes eleitorais. As lojas virtuais Apple Store e Google Play disponibilizam o aplicativo gratuitamente.

Com o aplicativo no celular, o eleitor deve identificar qual tipo de caso gostaria de reportar. Existem as propagandas eleitorais irregulares e outras irregularidades eleitorais.

Para conferir o passo a passo elaborado pelo Jornal Midiamax, clique aqui.