Quem pode votar no 2º turno? Confira como ficam eleitores que não votaram no 1º turno

Quem não votar deverá justificar a ausência nas urnas do primeiro e segundo turno

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
tse votar votação
(Foto: Wikimedia Commons)

Não votou no primeiro turno e quer exercer o direito de voto neste domingo (30)? Fique tranquilo, se a situação eleitoral estiver regularizada, você poderá escolher na urna seus candidatos no segundo turno das Eleições de 2022.

Segundo a Justiça Eleitoral, é possível votar ainda que não tenha justificado o voto do primeiro turno. No Estado, os eleitores voltam às urnas para definir o governador do Estado e o presidente da República.

Em Mato Grosso do Sul, mais de 441 mil votantes não compareceram no primeiro turno e deverão justificar.

Justificativa para quem não votar

São 60 dias para que o eleitor justifique a ausência no primeiro turno perante a Justiça Eleitoral. Assim, vale lembrar que são duas justificativas para quem não for votar no segundo turno também.

O prazo da Justiça Eleitoral é até 1º de dezembro para quem precisa justificar ausência no primeiro turno e 9 de janeiro para o segundo turno. Por fim, vale lembrar que as justificativas podem ser apresentadas pelo e-Título, sistema de justificativa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e por meio de formulário.

Horário da votação em MS

Nestas eleições, eleitores precisam ficar atentos para o horário de votação em Mato Grosso do Sul. Isso porque o horário foi unificado pelo TSE para as 27 unidades de federação.

Assim, eleitores — com ou sem biometria — podem ir às urnas votar das 7h às 16h em todo o estado de Mato Grosso do Sul. O mesmo horário vale para Mato Grosso, Rondônia e Roraima.

Então, o horário também é válido para o segundo turno, que ocorre no domingo (30). Por fim, vale lembrar que os estados seguem o horário de Brasília.

Conteúdos relacionados

mpms