Pular para o conteúdo
Política

PSDB declara apoio à candidatura de Simone Tebet pelo MDB: ‘imensa honra’

Apoio do PSDB vem após negociações de candidaturas ao Governo de RS
Dândara Genelhú -
psdb mdb Senadora Simone Tebet
Foto: Reprodução | Redes Sociais.

Nesta quinta-feira (9), a executiva nacional do PSDB declarou apoio ao MDB nas eleições de 2022. devem apoiar a candidatura à presidência da república de Simone Tebet (MDB).

A senadora por é a cabeça de chapa da Frente Democrática — formada pelo MDB, PSDB e Cidadania. Para as eleições presidenciais, o vice de Simone deve ser do PSDB.

Durante coletiva de imprensa, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, destacou que a discussão pelo apoio foi intensa, porém democrática. “A alma do PSDB era de uma candidatura própria. Mas nós entendemos que o PSDB existe não como um fim próprio. Existe para permitir o que é melhor como alternativa para os brasileiros”, afirmou.

O apoio foi decidido após votação da executiva nacional. Foram 33 votos a favor, 1 contra, do deputado Aécio Neves, e 1 abstenção, de Nelson Marchezan Jr, vice-presidente do partido.

Sobre qual tucano deve ser vice de Simone, Araújo garantiu que o assunto ainda é debatido. “A vaga de vice será construída e acordada com o PSDB. Nós vamos oferecer o que tivermos de melhor ao Brasil, com um nome que possa colaborar com essa candidatura”, disse.

Nas redes sociais, a sul-mato-grossense comemorou a decisão dos tucanos em apoiá-la na corrida presidencial. “Sabemos da responsabilidade. Estamos prontos. Com coragem e amor, vamos reconstruir o Brasil. Recebo com alegria e imensa honra o apoio do PSDB à nossa candidatura”, escreveu na publicação.

Acordo entre PSDB e MDB

Vale lembrar que o apoio vem após grandes negociações entre os partidos, que tinham o como chave para a aliança. “Será encaminhado, nesta quinta-feira, na Executiva Nacional do PSDB a proposta de coligação com o MDB”, afirmou o PSDB nas redes oficiais do partido após o MDB abrir mão da candidatura própria ao Governo de RS.

O Partido da Social Democracia Brasileira condicionou o apoio à pré-candidata sul-mato-grossense em troca das candidaturas ao Governo do Estado de MS, PE e RS. No entanto, MS logo foi descartado das negociações, já que a própria Simone afirmou: “André Puccinelli é meu candidato em Mato Grosso do Sul”.

As negociações começaram em 26 de maio, quando a condição para apoio foi anunciada.

Após MS sair da jogada, RS se tornou chave das negociações. O ex-governador do Germano Rigotto (MDB) disse nesta quarta-feira (8) que existe a possibilidade dos emedebistas se alinharem com tucanos no RS.

Em troca do apoio à Simone Tebet, os tucanos pediram que Eduardo Leite tivesse apoio do MDB para eleição ao Governo do RS. “Precisamos pacificar o país, e isso só será possível com candidatura alternativa aos polos, e, em especial, sem divisão do Centro Democrático”, afirmou o ex-governador emedebista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil goleia Uruguai por 5 a 1 e garante vaga na final da Copa América e Olimpíadas 2028

Grêmio vence o Fortaleza com 2 gols e reage no Brasileirão

Tsunami atinge Rússia após terremoto e alertas chegam ao Japão, EUA, Chile e Equador

MC Livinho sofre acidente de moto, perfura pulmão e é internado em UTI em São Paulo

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Botafogo abre vantagem sobre o Red Bull Bragantino com vitória de 2 a 0

Últimas Notícias

Política

Pressão dos EUA sobre petróleo russo domina agenda com senadores brasileiros

Do MS, Nelsinho Trad e Tereza Cristina destacam engajamento bipartidário e avanço técnico nas negociações em Washington

Polícia

Atentado a tiros na fronteira tinha brasileiro como alvo

Pistoleiros se passaram por agentes da polícia paraguaia

Polícia

‘Ele é quem sofria agressões’: mulher é indiciada por falsa denúncia de violência doméstica

Relacionamento teria terminado porque mulher traía companheiro na casa da família, quando ele e a filha do casal estavam ausentes

Cotidiano

Mega-Sena acumula e duas apostas de MS levam R$ 67 mil da quina

Prêmio estimado para próximo sorteio é de R$ 76 mil