Pular para o conteúdo
Política

Pros não exibe propaganda partidária por causa de ‘rearranjos’ e Justiça nega novas datas

Partido exibiria propaganda partidária em março, mas alegou mudanças internas; Procuradoria Eleitoral foi contra o pedido
Humberto Marques -
Propaganda partidária é definida no TRE-MS
Desembargador do TRE-MS negou pedido de nova data para propaganda partidária do Pros. (Foto: Arquivo/Midiamax)

A direção estadual do Pros teve negado pedido feito à para novas inserções de propaganda partidária no rádio e na TV, em meio a um processo interno de “rearranjo”. A decisão é do desembargador Julizar Barbosa Trindade, corregedor-geral eleitoral do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

Conforme processo publicado na edição do Diário de Justiça Eleitoral de segunda-feira (25), já disponível para consulta, o Pros havia requerido autorização para divulgar propaganda partidária gratuita em rádio e TV, por meio de 10 inserções de 30 segundos cada, nos dias 7, 9 e 13 de março. A medida foi deferida em 23 de fevereiro.

Contudo, conforme a Secretaria Judiciária, o partido deixou de juntar no processo as inserções realizadas. Intimada, a direção do Pros solicitou a indicação de novas datas para sua propaganda alegando, entre outras situações, destituição do diretório e outros “rearranjos internos”.

Propaganda partidária é responsabilidade da agremiação, diz PRE

A Procuradoria Regional Eleitoral foi pelo indeferimento do pedido, apontando que não houve indicação pelo partido de impedimentos que inviabilizaram a execução da propaganda.

“É preciso destacar que o requerimento de novas datas e a aparente impossibilidade de execução da decisão judicial não decorre de problemas provocadas por condutas indevidas das emissoras de rádio e televisão ou da Justiça Eleitoral, mas, única e exclusivamente, por falta de adequada organização interna do partido político”, pontuou a PRE.

A Procuradoria ainda alertou que a mudança de datas da propaganda partidária causaria “evidente tumulto na distribuição dos horários já deferidos aos demais ” e poderia representar “indevido privilégio” ao Pros.

Trindade destacou não haver óbice à indicação de novas datas para a propaganda partidária, “caso haja motivo relevante para tanto”, cabendo à Justiça Eleitoral fixar o calendário de exibições. Havendo motivo, cabe ao partido apontar a situação ou falha da análise no TRE.

Em seu pedido, o Pros comunicou a destituição do seu presidente –o que não seria fator para atender ao pedido de novas inserções– e mencionou “rearranjos administrativos”, não havendo demonstração sobre como eles impediram a divulgação da propaganda partidária.

Por fim, o desembargador ainda anotou o trânsito em julgado do processo e falta de justificativa, não havendo assim elementos para autorizar mudança na decisão, inviabilizando a fixação das novas datas. Ele seguiu o parecer da PRE e negou o pedido de novas inserções para o Pros.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Real cai, mas tem melhor performance entre as principais divisas globais

Faca usada por ‘coach’ para matar o pai idoso em Campo Grande entortou após golpes

SC: Prefeito se disfarça de morador em situação de rua por quase 24 horas

deputado pollon pré-candidatura

‘Único caminho é soltar os presos políticos’: Pollon defende anistia para derrubar tarifaço dos EUA

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Homem condenado a 34 anos de prisão por latrocínio tem pena reduzida pela Defensoria Pública de MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Projeto ‘Nossa Energia’ leva serviços e entretenimento durante festival de cinema em Bonito

Em Bonito, cidade a 259 km de Campo Grande, a unidade móvel educacional da Energisa tem levado serviços e entretenimentos aos moradores que visitam o CineSur, festival de cinema sul-americano. O projeto itinerante é uma parceria entre a concessionária e as prefeituras municipais, inserido no PEE (Programa de Eficiência Energética), que segue as diretrizes da … Continued

Política

‘Brasil não tem que baixar as calças’: deputado de MS defende aproximação com Europa e Ásia após tarifaço de Trump

Deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB) diz que "brasileiro não admite ser mandado por alguém de fora"

Mundo

Trump diz que tarifas fortalecem economia dos EUA e prevê arrecadação de US$ 200 bi em agosto

Arrecadação deve comprovar a "eficiência" da política comercial adotada por Trump

Brasil

Defesa de Moraes será feita pelo STF

Até o momento, apenas o ministro Flavio Dino se manifestou sobre o assunto