Dourados dá mais um passo para conseguir definitivamente o empréstimo de US$ 50 milhões junto ao Fonplata (Fundo de Desenvolvimento da Bacia do Prata). O projeto da prefeitura municipal foi aprovado na manhã desta terça-feira (30), em Brasília, pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal).

O encaminhamento do pedido de financiamento foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 19 de agosto, conforme o  Diário Oficial da União, e aguardava o primeiro aval da CAE.

O senador Nelson Trad Filho (PSD) foi o responsável pelo parecer do projeto e a articulação na comissão, da qual ele faz parte. “Já pedi ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para que essa votação ocorra ainda nesta tarde, é um marco no desenvolvimento da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul”, disse o senador.

Prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP) foi ao Congresso acompanhar a tramitação e aprovação da proposta. “É uma vitória para o povo douradense”, comemorou o prefeito Alan Guedes (PP) em postagem no Instagram.

Alan Guedes disse ainda que os recursos do Fonplata serão destinados à execução de dezenas de obras de infraestrutura em Dourados, além de outros projetos irão impulsionar ainda mais a cidade que é considerada um grande centro do agronegócio. A aprovação do projeto foi acompanhada pelo chefe do Executivo a reunião da CAE no Senado.

“Com o Fonplata queremos dar um salto na qualidade estrutural e de preservação ambiental da cidade. Nunca na história de Dourados nós tivemos investimentos de 50 milhões de dólares. Isso vai sem dúvida colocar o município em outro patamar”, avalia o prefeito Alan Guedes.

O Fonplata faz parte do programa de maior investimento proposto para o município. As propostas do programa estão divididas em investimentos nas áreas: Saneamento Urbano, Meio Ambiente, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura Administrativa e Fortalecimento Institucional. A importância desse investimento coloca o município em outro patamar de crescimento e sustentabilidade municipal.

Segundo a prefeitura, as obras do Fonplata vão requalificar vias, transformar a mobilidade da cidade, melhorar os prédios públicos de atendimento ao cidadão, fomentar a cultura, o esporte, o turismo e dar mais dignidade aos povos indígenas e estão divididas em investimentos nas áreas de Saneamento Urbano, Meio Ambiente, Mobilidade e Desenvolvimento.

Senador Nelson Trad Filho e prefeito de Dourados, Alan Guedes (Foto: Agência Senado)