Em entrevista ao Estadão, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, afirmou que, para consolidar o apoio à pré-candidatura de (MDB/MS) à presidência da República, o partido da senadora precisa desistir de nomes próprios em três governos estaduais, incluindo Mato Grosso do Sul, para apoiar os tucanos ‘de volta'.

No Estado, o ex-governador é pré-candidato ao Executivo pelo MDB, enquanto o PSDB tem Eduardo Riedel como aposta. Segundo divulgado pela reportagem, o presidente nacional dos tucanos quer que o primeiro desista da disputa e apoie o segundo, em troca da consolidação da aliança entre PSDB e MDB em prol de Simone.

Além de Mato Grosso do Sul, a aliança pela senadora passaria também pelo apoios emedebistas aos tucanos no e em Pernambuco. Nas palavras de Araújo, divulgadas pelo Estadão, os três estados seriam fundamentais para avançar na construção em torno de Simone Tebet como candidata a presidente.

Apoio a Simone Tebet

Na entrevista, o presidente do PSDB disse que a parceira com a senadora está em construção e que quase totalidade da sigla gostaria de ter uma candidatura própria ao Palácio do Planalto. No entanto, boa parte também compreende que são os acordos que ‘mantêm a atividade política de pé'.

Segundo ele, depois do ‘gesto de Doria', que desistiu de sua pré-candidatura, três pilares norteiam a construção da aliança entre PSDB e MDB.

Um deles já foi cumprido, que foi os emedebistas confirmarem Simone Tebet como pré-candidata. Além disso, plano de governo construído com Rodrigo Maia e, por fim, a desistência emedebista e apoio ao ninho tucano nos três estados.

Para ele, sobretudo em Mato Grosso do Sul, estado da senadora, não seria coerente que não haja uma unidade.