Prazo para registrar federações termina nesta terça-feira; Confira como ficaram as definições partidárias
Dos 28 partidos, apenas sete aderiram a federalização
Graziella Almeida –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) encerra o prazo para registro das federações partidárias nesta terça-feira (31). Apesar de muitas especulações, apenas sete dos 28 partidos políticos brasileiros aderiram a modalidade de aliança, que se mantém fixa durante quatros anos.
As possíveis federações movimentaram bastante o cenário local, assim como a ‘aliança’ se concretizou entre as siglas PT, PCdoB e PV, foram as que deram o ‘star’, depois seguiu por PSDB e Cidadania e por último, Rede e PSOL.
Apesar de ter sido muito falada, as federações não encheram tanto os olhos e alguns partidos ainda preferem ficar ligado aos outros em forma de coligações. No entanto, a modalidade funcionará este ano apenas para as candidaturas majoritárias, ou seja, nas disputas entre Governo, Senado e Presidência.
No MS
Mesmo as federações sendo definidas apenas pelas executivas nacionais, as especulações sobre alianças políticas movimentaram o cenário político no Estado. No MS, um pouco de tudo foi observado, lideranças do MDB cogitando federações com União Brasil ou PSDB – pertencentes ao centro democrático atual.
PSDB com Cidadania, que foi oficializado. PSB e PT, que travou o meio de campo para ‘puxar’ o presidente do PSB no MS, Ricardo Ayache, a ser vice de chapa do ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD).
O que são as federações?
A federação entre os partidos é de caráter permanente, ao contrário de uma coligação, que é uma aliança temporária. A modalidade é formada por partidos com mesma afinidade ou ideologia, durando pelo menos os quatro anos do mandato.
Se caso algum partido queira deixar a federação antes desse prazo, sofrerá punições, tais como a proibição de utilização dos recursos do Fundo Partidário pelo período remanescente.
Diferente da coligação, a aliança funcionará para as candidaturas proporcionais e majoritárias, como deputados federais e estaduais, Governo, Senado e Presidência. No caso de eleições municipais, também se estende a vereadores e prefeitos.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.