O prazo para os partidos realizarem as convenções partidárias termina nesta sexta-feira (5). Os encontros estão acontecendo desde o dia 20 de julho em todo Brasil. Em , seis encontros acontecem na data limite permitida.

Segundo o Calendário Eleitoral de 2022, será o último dia para a realização de convenções pelos e pelas federações destinadas a deliberar sobre coligações e a escolher candidatos a presidente, vice-presidente da República, governador, vice-governador, senador, respectivos suplentes, deputado federal, deputado estadual e distrital.

Ainda de acordo com o documento, é importante lembrar que o partido político que queira participar das eleições tenha constituído órgão de direção na circunscrição, devidamente anotado no tribunal eleitoral competente.

O também ressalta que a federação que deseja participar das eleições conte, em sua composição, com ao menos um partido político que tenha, até a data da convenção, órgão de direção.

Convenções em Mato Grosso do Sul

A primeira convenção que aconteceu no Estado foi a do União Brasil que oficializou a candidatura de Rose Modesto. O encontro aconteceu no dia 22 de julho em Campo Grande.

No dia 23 de julho, o PSB, realizou a convenção no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande. No dia 25 do mesmo mês, ocorreu o encontro do Psol.

No dia 30 de julho foi a vez do PSD e o Patriota na Nipo Brasileira. No mês de agosto, dia 2, o Agir realizou uma convenção online. Nesta quinta-feira (4), o Republicanos e o PL também realizam convenções, ambas às 19h.

Para a data limite já estão definidos o PSDB, MDB, Avante, Podemos, PP e PRTB, no dia 5 de agosto.