Portaria confirma Eloy Terena na equipe de transição do Lula; 4º nome de MS
Portaria confirma mais cinco pessoas para equipe de transição
Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Luiz Eloy Terena é o quarto nome de Mato Grosso do Sul confirmado para a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Assim, o advogado indígena irá participar do Grupo Técnico de Povos Originários do Gabinete de Transição.
A portaria confirmou a nomeação do advogado nesta terça-feira (22). Foram adicionados no grupo de transição mais cinco nomes, após a publicação de 16 de novembro.
Então, junto com Eloy, foram confirmados: Antônio Fernandes de Jesus Vieira; Eunice Antunes; Kleber Luiz Santos dos Santos; e Ricardo Weibe Nascimento Costa.
Eloy Terena
Advogado indígena, pós-doutor e coordenador jurídico da Apib (Articulação dos Povos Indígenas), o sul-mato-grossense Luiz Eloy Terena foi anunciado como integrante do gabinete em 17 de novembro. Então, o advogado é o quarto sul-mato-grossense a integrar o grupo.
Luiz é uma das lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul e vem ganhando destaque internacional em sua atuação em defesa dos povos originários. Nascido na aldeia Ipegue, em Aquidauana, se formou em Direito em Campo Grande. Além disso, cursou mestrado, doutorado e pós-doutorado em Paris, na França.
O jurista também atua em ações movidas pela Apib em processos de demarcação de terras. Atualmente, Eloy coordena a Especialização em Direito para Povos Indígenas da PUC do Rio de Janeiro.
Sul-mato-grossenses na transição
Então, a primeira liderança de Mato Grosso do Sul confirmada no gabinete de transição presidencial foi a senadora Simone Tebet (MDB). Ex-candidata à Presidência, Simone trabalhou ao lado de Lula no segundo turno das eleições e participa da Frente de Desenvolvimento Social do gabinete de transição.
Aparecida Gonçalves, que atuou como Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, foi a segunda confirmada por Geraldo Alckmin para integrar a equipe. Aparecida Gonçalves é natural de Clementina (SP). Contudo, afirmou ser sul-mato-grossense de coração por ter vivido no Estado entre 1988 e 2000, época em que se candidatou ao cargo de vereadora pelo PT (Partido dos Trabalhadores).
Assim, o ex-deputado federal pelo Estado, João Grandão também foi confirmado na equipe de transição nesta semana. Ele fará parte do Grupo Técnico de Desenvolvimento Agrário.
Advogado, professor e bancário, João cumpriu dois mandatos na Câmara dos Deputados por MS, de 1999 a 2003.
Notícias mais lidas agora
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
Últimas Notícias
Em meio à calorão, presos da Gameleira pedem socorro após denúncia de racionamento de água e corte de visita íntima
Agepen justifica adequação de unidade prisional e que visita íntima é regalia aos presos
Defesa Civil e Inmet emitem alerta para chuvas intensas em cidades de Mato Grosso do Sul
Avisos seguem até as 11 horas de sexta-feira (22)
Putin diz ter testado míssil de médio alcance na Ucrânia e ameaça usá-lo contra países
O dirigente afirmou que a ofensiva veio em resposta aos ataques ucranianos com mísseis dos Estados Unidos e do Reino Unido no início da semana
Homem é preso após furtar mais de 200 litros de combustível de caminhão na MS-040
Contudo, o autuado passou por audiência de custódia nesta quinta-feira (21) e teve a liberdade provisória decretada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.