Horas antes de sofrer um infarto, Maria Aparecida Pedrossian tirou foto com o deputado estadual eleito Pedro Pedrossian Neto. O registro é do almoço em família, que seria a última lembrança em vida da primeira-dama de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. “Parece até que foi uma despedida”, disse o neto.

“Antes de ontem [quarta-feira (21)] eu fui almoçar na casa da minha irmã. E minha vó também por coincidência foi almoçar lá”, explicou. Assim, explicou que o encontro não foi marcado e se tornou o último momento com a avó.

Emocionado no velório da avó, que acontece na tarde desta sexta-feira (23), o deputado disse que o último almoço com Maria foi memorável. “Eu a encontrei, a gente estava lá com tios, parentes, amigos. Foi um excelente almoço”. Sobre a avó, disse que estava “maravilhosa, superbem e sorridente”.

Vida após a morte

Neste dia Maria destacou para o neto que acreditava em vida após a morte. “Comeu churrasco com todo mundo feliz da vida. Coincidentemente a gente estava conversando e, no meio da mesa, ela falou assim para mim: Você sabe que eu acredito muito na vida após a morte”, lembrou.

Assim, Pedrossian Neto se vê impactado com as palavras da avó até agora. “Das últimas coisas que ela falou pra mim foi que ela acreditava muito na vida após a morte. Você acredita nisso?”

Cirurgia e complicações

Ele ressaltou que a avó não só estava superbem no dia da morte, como “tinha 88 anos vivendo plenamente, sem nenhum problema de saúde”. Contudo, a família foi surpreendida com um infarto.

“Quatro horas depois ela se sentiu mal, estava na casa da minha tia e foi logo pro Proncor, cerca de cinco, sete minutos já estava no Proncor”, detalhou. Então, ela foi internada por volta das 18h. “Depois já entrou para cirurgia rapidão, menos de uma hora já fez o cateterismo e angioplastia”, explicou.

Porém, Maria teve complicações e faleceu na manhã desta sexta-feira (23). Como deputado eleito, garantiu que o legado dos avós traz responsabilidades.

“Uma imensa responsabilidade, porque a memória da minha avó e do meu avô foram muito fortes na minha formação. Também na memória de toda uma geração de mato-grossenses e sul-mato-grossenses que têm neles duas figuras para se espelhar”, disse.

Sobre a avó, considera ela como uma “pessoa com o coração muito grande, cuidou de muita gente”. “Meu avô fazia obras de ferro e de concreto e ela fazia uma obra humana”, destacou.

Projetos sociais

Assim, lembrou que “ela sempre foi a pessoa que esteve à frente da ação social dos governos. Foi uma primeira-dama extremamente ativa e ela foi precursora da criação do panelão”.

O projeto distribuía cestas básicas para famílias em vulnerabilidade. “Então alimentou muita gente, cuidou de muita gente, sempre teve uma opção preferencial pelos mais pobres”.

Além de exemplo de pessoa, mãe e matriarca, Pedrossian Neto considera a avó como amiga. “Vai deixar muita saudade”, lamentou.

Por fim, lembrou de momentos especiais com a avó. “Lembro muito dela na fazenda. Que ela ia na fazenda Petrópolis, que era a fazenda dela e do meu avô. Ela sempre gostava muito de mexer com planta. E ela passava a tarde inteira olhando as plantas dela, cuidando das coisas dela, pomares”.

Então, ressaltou que a avó foi “uma pessoa muito querida, muito amável, vai deixar muita saudade, com certeza absoluta”.