Pular para o conteúdo
Política

Passe livre para convocados ao Tribunal do Júri vira projeto de lei na Câmara

Passe livre no transporte coletivo valeria apenas para quem fosse convocado pelo Poder Judiciário a servir no Tribunal do Júri
Elias Luz -
passe livre
Passe livre vai ajudar jurados mais necessitados, que são minoria. Foto: Ascom TJMS

O passe livre no transporte coletivo de vai ser discutido na Municipal a partir da próxima semana. Desta vez, o foco da temática é a passagem gratuita para o cidadão que for convocado, pelo Poder Judiciário, a servir no Tribunal do . O projeto de lei, de autoria do vereador Epaminondas Vicente Silva Neto, o “Papy” (Solidariedade), foi protocolado nesta terça-feira (19) e vai discutido nas comissões da câmara.

O que o vereador almeja é instituir o passe livre para o cidadão que for convocado pelo Poder Judiciário a servir no Tribunal do Júri. Pelo projeto, a gratuidade valeria apenas para quem tem mais de 18 anos e com conduta social idônea.

Outra regra estabelecida no projeto de lei é voltada para as varas do tribunal. Às terças-feiras e quintas-feiras, por exemplo, a gratuidade seria para os jurados que fossem atender na 1ª Vara do Tribunal do Júri. Já às quartas-feiras e sextas-feiras, o passe livre seria para atender na 2ª Vara do Tribunal do Júri.

De acordo com o vereador Papy, as despesas decorrentes da execução desta Lei correriam por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário. No entanto, o parlamentar está disposto a discutir todas as partes do projeto porque acredita que tem retorno social.  Para o vereador, os jurados exercem uma relevante função pública, por julgarem autores de crimes contra a vida.

“Muitos destes crimes são de alta periculosidade e os jurados trabalham em benefício da sociedade, com bons resultados sendo diariamente divulgados pela mídia em geral, inclusive destaques em redes nacionais”, justificou Papy. Além disso, o comparecimento ao serviço do júri é obrigatório e a recusa implica em de um a dez salários mínimos, o que também pode incluir até a perda dos direitos políticos.

Passe livre beneficiaria pequeno número de jurados

Segundo informações apresentadas pelo parlamentar, em Campo Grande são convocados 25 (vinte e cinco) jurados por mês para atender na 1ª Vara (terças e quintas-feiras) e a mesma quantidade para atender na 2ª Vara (quartas e sextas-feiras) durante o ano, sendo que maioria possui meios de locomoção.

Deste total, segundo Papy, em torno de 7 jurados não têm como desembolsar cerca de R$ 95,00 mensais de passe de ônibus para irem ao fórum participar de 8 a 9 sessões por mês.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com redução de 32%, MS está entre os estados que menos registrou homicídios contra mulheres em 2023

IFMS abre vaga para professor substituto no Campus de Ponta Porã

Policiais quebram câmera de segurança após espancar homem no Ceará

Grupo criminoso de São Paulo que furtou apartamento de luxo em Campo Grande é alvo de operação

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

Grupo criminoso de São Paulo que furtou apartamento de luxo em Campo Grande é alvo de operação

CBF confirma: Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira

oitiva reclamações cpi

Frota velha do Consórcio Guaicurus afeta principalmente três regiões de Campo Grande

Últimas Notícias

Transparência

Justiça enterra ação e livra ex-diretor do Detran-MS de contratações irregulares

MPMS não recorreu da sentença

Economia

Regularização de imóveis rurais na faixa de fronteira será tema de palestra na EXPOAGRO 2025

Como parte da programação do 8º Ciclo de Palestras “Direito e Agronegócio”, promovido pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), será realizada na próxima terça-feira (13), às 14h, uma palestra essencial para produtores rurais da região de fronteira.Com o tema “Ratificação de Imóveis Rurais na Faixa de … Continued

Polícia

Homem é preso como suspeito de envolvimento na morte de vítima encontrada carbonizada em MS

O corpo da vítima foi encontrado carbonizado em uma área de mata na região da Favelinha

Esportes

Seleção quebra tabu de 60 anos e volta a ter técnico estrangeiro; veja quem foram os outros

Ancelotti é o quarto técnico estrangeiro a assumir o comando da seleção