Novo edital da venda da UFN3 deve sair na 1ª semana de junho, diz secretário

Em abril, negociação sobre a venda da UFN3 fracassou
| 16/05/2022
- 11:29
Jaime Verruck falou sobre consequências da crise hídrica para MS nesta sexta-feira
Jaime Verruck, secretário da Semagro. - Henrique Arakaki, Jornal Midiamax, Arquivo.

O edital para a venda da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados), em Três Lagoas, deve ser publicado na primeira semana de junho.

Esta é a estimativa do secretário da (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, com base nas informações da Petrobras, nesta segunda-feira (16).

"É a previsão deles. Estão terminando o novo teaser, que é o comunicado para o mercado, eles precisam fazer isso, falando que reabriram. Até este momento, eles não poderão receber proposta", afirmou.

Ainda de acordo com Jaime Verruck, o pedido do Governo de Mato Grosso do Sul foi para que, no edital, seja incluso a necessidade de fornecimento de gás natural.

"Ou opção de mercado livre e Petrobras, isso vai facilitar muito o processo de venda". Outro pedido, neste caso já aceito, é que o processo termine neste ano.

Em 11 de maio, o governador tinha dito que o novo edital da venda da UFN3 sairia no primeiro semestre.

Venda da UFN3 fracassada

Por meio de um comunicado ao mercado, a Petrobras anunciou, em 28 de abril, que desistiu das negociações da UFN3 com o grupo russo Acron, devido à guerra entre Rússia e Ucrânia.

O acordo era dado como certo e já havia sido anunciado antecipadamente pela estatal e pela ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deputada federal, Tereza Cristina (PP).

A empresa brasileira alegou que o processo de venda não avançou, “tendo em vista que o plano de negócios proposto pelo potencial comprador, em substituição ao projeto original, impossibilitou determinadas aprovações governamentais que eram necessárias para a continuidade da transação”.

Veja também

Foram cinco votos contrários ao pedido de cassação e três favoráveis

Últimas notícias