Pular para o conteúdo
Política

‘Não tenho mais compromisso com o União Brasil’, diz Harfouche após Mandetta anunciar ser pré-candidato

Convenção deve votar para decidir quem será o pré-candidato; neste caso, Harfouche diz aceitar apoio do partido
Evelin Cáceres -
Sérgio Harfouche em evento da pré-candidata Rose Modesto (Arquivo/Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Pré-candidato ao Senado, o procurador de Justiça (Avante) disse nesta quinta-feira (14) ao Jornal Midiamax que não tem mais compromisso com o União Brasil. Após anunciar coligação e até comparecer em evento como o pré-candidato ao Senado apoiado pela sigla, Harfouche disse que a confirmação do União nunca veio.

O estopim da situação, segundo Harfouche, foi a indefinição para anunciá-lo em coletiva como o pré-candidato e também a presença do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta no evento ‘MS que Queremos’, no bairro Guanandi, em , no último dia 4 de junho.

“Fui chamado pela própria Rose [Modesto, pré-candidata ao Governo do Estado pelo União Brasil] para ir ao evento como o pré-candidato deles ao Senado. Lá, de repente, chegou o Mandetta. E ainda dando entrevista como pré-candidato também”, disse.

Sobre as coletivas, Harfouche disse entender os cancelamentos por questões de pautas legislativas. “Elas [Rose e Soraya Thronicke, senadora do União Brasil e presidente estadual do partido] tinham votações importantes no Congresso, é compreensível. Mas cancelaram duas vezes e, desde então, não me dão uma definição sobre o assunto”, relata.

Para Harfouche, não há mais compromisso dele com o União Brasil desde sexta-feira passada, dia 9. “Foi o diz que dei como prazo para me darem essa definição, e ela não veio. Então, para mim, não há mais esse compromisso. De fato, eu deixei de conversar com diversas legendas que me procuraram por acreditar ter um compromisso com o União, mas eles não tiveram comigo”.

Apoio da executiva estadual do União

No dia da convenção, marcada para 22 de julho, a executiva estadual do União Brasil é quem deve definir quem será o candidato do partido ao Senado. Questionado se ainda vai deixar seu nome ser submetido à votação, Harfouche é enfático: “meu suplente é da executiva estadual do União. Eu acredito que temos maioria lá. Se definirem que eu sou o candidato, eu aceito o apoio deles, sim”.

Atualmente, o procurador, que já pediu aposentadoria no (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), diz ter uma equipe bem estruturada e estar tranquilo quanto à questão. “Com ou sem apoio deles, eu sigo em pré-campanha. Estou andando pelo interior e hoje em dia eu tenho a equipe muito melhor estruturada que nas eleições anteriores. E o melhor: eu tenho um partido, o Avante, ao meu lado”, finalizou.

Mandetta sobre Harfouche

Mandetta falou sobre Harfouche em evento nesta quinta em Campo Grande (Henrique Arakaki, Midiamax)

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, do União Brasil, esteve em agenda nesta quinta-feira (14) em Campo Grande e reiterou que ele é o pré-candidato ao Senado pelo partido. Apesar da sigla afirmar nesta semana que haverá votação durante a convenção para escolher quem disputará pela legenda, Mandetta disse que Sérgio Harfouche (Avante) terá que se entender com o ‘partido dele’.

“Sou pré-candidato ao Senado e o União Brasil é o União Brasil. O Harfouche que tem que ver se ver com o Avante”, disparou. Mandetta também descartou participar do pleito como pré-candidato a deputado federal. “É isso. O presidente do partido, Luciano Bivar, me apoia como o pré-candidato”, disse, encerrando a conversa.

Isso porque partidos coligados, mesmo que para concorrer ao Governo do Estado, não podem ter mais que uma vaga ao Senado. Essa é uma decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) do último dia 21. Por maioria de votos, os ministros mantiveram a jurisprudência da Corte no sentido de vedar a possibilidade de que as agremiações que se uniram para disputar a vaga de governador formem coligações distintas com o intuito de concorrer ao Senado Federal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano