Pular para o conteúdo
Política

MS está entre os 10 estados em prioridade para candidatura própria do PT, diz Vander

Lista foi realizada pelo diretório nacional do PT, que considera o cenário forte onde já governaram
Arquivo -
Pré-candidato em MS do PT é o ex-governador Zeca.
Pré-candidato em MS do PT é o ex-governador Zeca.

Mato Grosso do Sul é um dos 10 estados considerados pelo diretório nacional do PT (Partido dos Trabalhadores) como prioridade para candidatura própria, afirma o deputado federal Vander Loubet. O pré-candidato do partido em MS é o ex-governador Zeca.

Ao Jornal Midiamax, Vander apontou que o diretório nacional se considera bem posicionado em estados que já foram governados pela legenda. Entre eles, Mato Grosso do Sul, e Acre.

“Nós estamos incluídos entre os 10 estados que o PT tem pretensões de lançar candidatos”, afirmou à reportagem. Segundo Vander, a listagem de MS faz parte de um pente fino feito pelo diretório nacional.

Sobre o pré-candidato oficial do partido em MS, disse que “o companheiro Zeca já foi governador duas vezes, foi nosso candidato a senador, teve uma votação expressiva”. Segundo o deputado federal, Zeca “tem potencial para fazer um terço de votos” e ir para o segundo turno.

Assim, considera que com a “posição que está o Lula e o histórico que nós temos em mão, a gente passa a ser extremamente competitivo”. Defendendo com números a candidatura própria do PT em MS, Vander afirma que “hoje em qualquer pesquisa no Estado, o Zeca já tem metade dos votos que o Lula tem e eu não vi em nenhum município o Lula com menos de 40 ou 45%”. Por isso, acredita que as pesquisas dão “uma segurança de que o Zeca tem hoje 20% sem medo de errar em qualquer cenário de MS”.

Expectativas e federações

Vander destacou ao Jornal Midiamax que o PT tem projeção de uma candidatura própria, chapa federal e estadual. “Se a gente fizer a federação, a gente amplia mais ainda com essa possibilidade de montar uma chapa para eleger dois federais e cinco estaduais”, pontuou sobre o objetivo do diretório.

“Acho que o que precisa agora é consolidar essa federação, até porque a prioridade para nós é a eleição do Lula”, apontou. “Eu falei com Lula que não tenho vaidade, por outro lado não posso mais entrar em aventuras, tenho 72 anos”, disse Zeca.

Em conjunto com o diretório, o pré-candidato tem como mais importante agora a eleição presidencial. “Para nós afastarmos o fantasma do desequilíbrio, da irresponsabilidade, da ignorância que representa o Bolsonaro”, disse.

Ao Jornal Midiamax, Zeca já havia afirmado que vê a possibilidade de federações como positivas. Por isso, defende que “quanto mais a gente reforçar os palanques nos estados melhor”.

O deputado federal destacou que “qualquer diálogo com outra candidatura ela é como condição, apoiar o Lula. E se caso a gente não viabilize isso, o Zeca é nosso candidato”. Firme na pré-candidatura do companheiro petista, Vander pressupõe que “essa campanha [do Zeca] vai ser nacionalizada, eu acredito que a coisa da esperança é muito forte”.

Para Vander, o governo de dois mandatos teve uma “marca muito forte da inclusão social, para servidores públicos, para o setor da agricultura”. O deputado disse ainda que os feitos da governança petista em MS seguiram para os mandatos seguintes. “Os grandes pilares que sustentam até hoje são marcas do nosso governo, como o , o Fundersul é nosso”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Van Damme é acusado de ter relações sexuais com romenas vítimas de tráfico humano

Morre o ex-tenista Ivan Kley, pai do cantor Vitor Kley, aos 66 anos

Daniel Alves recupera passaportes e pode retornar ao Brasil após ser absolvido pela Justiça

jogo

Game desenvolvido em MS usa realidade virtual para combater a dengue

Notícias mais lidas agora

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

ferveu

VÍDEO: Ônibus ‘ferve’ e atrasa passageiros no Terminal Morenão

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Mulher que cometeu latrocínio contra idoso em Porto Murtinho vai continuar presa

Últimas Notícias

Brasil

Ronaldo Caiado lança pré-candidatura à Presidência em 2026 durante evento em Salvador

Chefe do Executivo goiano também recebeu o título de cidadão baiano

Cotidiano

Em pesquisa sobre hábitos de consumo, IBGE quer saber gastos com apostas online

POF é a pesquisa que quer entender dinâmica financeira das famílias

Polícia

Casal encontra carne em quintal e seis gatos mortos no bairro Guanandi

Apesar do ocorrido, ela afirmou não ter suspeitas sobre quem teria jogado o alimento, possivelmente envenenado.

Cotidiano

Despejados de prédio no São Jorge da Lagoa se mobilizam na sede da Emha por moradia

Moradores foram orientados a se inscrever no programa de auxílio moradia