Pular para o conteúdo
Política

Ministro da Justiça não comparece e audiência sobre execuções na Amazônia é adiada

Relator da Comissão, Nelsinho Trad queria ouvir Anderson Torres em audiência
Dândara Genelhú -
audiência senado piso salarial
Foto: Reprodução | Agência Brasil.

A audiência pública da Comissão Temporária sobre a Criminalidade na Região Norte e CDH (Comissão de Direitos Humanos) do Senado foi adiada. Marcada para esta terça-feira (22), a audiência iria ouvir o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, que não pode comparecer.

Segundo a Agência Senado, o ministro não havia confirmado presença e uma nova data ainda não foi acertada. A Comissão que investiga as execuções na tem o senador (PSD) como relator.

Audiência

A audiência tinha como objetivo debater as causas do aumento da criminalidade e de atentados contra povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e jornalistas na região Norte do país. Além disso, o encontro focaria nas fiscalizações e providências adotadas pelo Poder Público para investigar os assassinatos do indigenista Bruno Araújo e do jornalista Dom Phillips.

Na manhã desta terça-feira (22), foi realizada audiência conjunta entre as comissões. Segundo a Agência Senado, comparecem na reunião representantes de entidades indigenistas.

Os representantes apontaram que as mortes de Bruno Araújo e Dom Phillips não foram fatos isolados. Os indigenistas destacaram que os assassinatos fazem parte de um contexto de criminalidade que cresce na região Amazônica, em especial no Vale do Javari.

A iniciativa das audiências partiu do presidente da CDH, senador Humberto Costa (PT-PE).

A Comissão

A comissão foi instalada no Senado na segunda-feira (20). Os parlamentares também escolheram Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Fabiano Contarato (PT-ES) para presidência e vice-presidência.

De acordo com o senador Nelsinho Trad, a comissão tem ainda por objetivo apurar as causas do aumento da criminalidade e de atentados contra povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e jornalistas na Amazônia.

“Com vistas a garantir uma melhor atuação do poder público na região, fiscalizar as providências adotadas diante dos crimes recentes, apoiando a investigação e a sua possível relação com o esquema de e narcotráfico”, explicou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Procuradores de MS ‘furam teto’ ganhando até 173% acima do previsto ao funcionalismo em 2025

Power Couple: Gretchen e Esdras revelam motivo da desistência: ‘No limite’

Promessa campo-grandense assina com clube da primeira divisão do Paraguai

Médicos

Precisa de médico? Confira a escala nas UPAs e CRSs de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Ação de R$ 102 milhões: MP vai ao STJ por condenação de acusados da ‘Máfia do Câncer’

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 envolveram motociclistas

Motociclista morre ao colidir contra poste no Vespasiano Martins

reeleição

Vereadores de Campo Grande se dividem sobre aprovação do fim da reeleição e mandato maior

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Agendão: fim de semana em MS tem espetáculos, atrações para a criançada e festa do padroeiro

Há atrações gratuitas e outras com ingresso a ser comprado

Famosos

Nasce Raro, primeiro filho de Thiago Thomé e Bárbara Carine: ‘Minha vida’

Ex-ator da Globo, Thiago Tomé emocionou os seguidores ao anunciar o nascimento de Raro, seu filho com Bárbara Carine

Trânsito

Motorista que morreu ao bater em caminhonete dirigida pelo prefeito de Laguna Carapã estava com contrabando

Perícia constatou que acidente teria sido causado por condução imprudente em alta velocidade por parte do condutor do Fiat Palio e baixa visibilidade em razão da poeira

Cotidiano

Campo Grande promove plantão de vacinação contra a gripe neste sábado; confira

O plantão de vacinação ocorre na USF Tiradentes, Shopping Norte Sul e Parque das Nações Indígenas