Pular para o conteúdo
Política

MDB, Cidadania e PSDB publicam nota conjunta: 3ª via antes de planos pessoais

Frente Democrática afirma ser alternativa contra polarização de Lula e Bolsonaro
Dândara Genelhú -
cnn 3ª via mdb psdb cidadania
Presidentes das legendas após reunião sobre resultado da pesquisa para cabeça de chapa. Foto: Reprodução | CNN.

O MDB, Cidadania e publicou nota conjunta nesta quinta-feira (19). Os partidos da Frente Democrática frisaram que a composição e escolha da 3ª via vem antes de planos pessoais e partidários.

Com dois nomes em jogo para cabeça de chapa — (MDB) e João Doria (PSDB) — os partidos se preparam para anunciar o nome da 3ª via. A escolha foi baseada em pesquisa qualitativa e quantitativa, que já foi discutida em reunião dos presidentes da legenda nesta quarta-feira (18).

Na nota, os partidos lembram que ambos os nomes já confirmaram estar ciente de que a escolha vai além de projetos pessoais. Destacaram que em março deste ano, João Doria relatou como foram conduzidas as conversas.

“Em nenhuma dessas reuniões houve qualquer colocação, de qualquer partido e de qualquer candidato no sentido de que a prerrogativa fosse seu nome ou seu partido”, disse em evento empresarial. O tucano destacou que “o mais importante é a defesa do Brasil e dos brasileiros”, demonstrando aceitar qualquer que fosse a escala da chapa.

Já a senadora sul-mato-grossense Simone Tebet teve fala desta segunda-feira (16) destacada: “Estou nesse palanque de qualquer forma. Eu jogo em qualquer posição”. A emedebista fez as afirmações em debate na Associação Comercial de .

Início das negociações da 3ª via

Os partidos lembraram que as conversas começaram em 2019, com a presença de todos eles e do DEM — que se fundiu com PSL e agora é União Brasil. “Passou pelas eleições municipais de 2020 com alianças fortes — como a que elegeu Bruno Covas e Ricardo Nunes em São Paulo — e pela eleição para a Presidência da dos Deputados no início de 2021”, citaram sobre a união dos partidos.

Em 2021 o PSDB realizou as prévias para lançar um pré-candidato, com vitória de João Doria. O MDB apoiou a pré-candidatura de Simone Tebet desde o final do ano passado. E unidos, os partidos lembraram da retirada do nome de Alessandro Vieira como pré-candidato do Cidadania em março deste ano.

Frente Democrática

Assim, afirmaram que “o fundamental é que tenhamos propostas comuns para transformar o país”. Além de destacar que o projeto da 3ª via indica um nome, mas não um projeto partidário em específico.
“Estamos também convictos de que isso só pode ser feito a partir de uma aliança partidária, representada, sim, por um nome, mas sobretudo, pelo desejo de lutar por um Brasil melhor para todos os brasileiros”, diz a nota.

Por fim, os partidos da Frente Democrática apontam que “o povo brasileiro — e não disputas ideológicas e partidárias — estará no centro do debate político nas eleições de outubro”. Finalizam informando que a candidatura oficial da Frente será oficializada em breve, bem como a divulgação da capa.

Confira a nota completa clicando aqui.

Bastidores apontam para Simone

A Frente Democrática — composta pelo MDB, PSDB e Cidadania — teria reiterado Simone Tebet (MDB) como cabeça de chapa à presidência nas eleições de 2022. A reunião dos partidos aconteceu nesta quarta-feira (18), para definir o nome da 3ª via.

Se reuniram os presidentes das legendas Baleia Rossi (MDB), Bruno Araújo (PSDB) e Roberto Freire (Cidadania). Inicialmente, estava marcada para esta quarta-feira (18) a divulgação do nome que encabeçaria a chapa da Frente Democrática, baseado em pesquisas qualitativas e quantitativas.

No entanto, à CNN, os presidentes das legendas afirmaram que o resultado será divulgado na terça-feira (24). “Nós três chegamos a um consenso. Só que não somos nós que vamos decidir”, explicou Freire.

Colunista do Metrópoles aponta que os resultados mostram preferência por uma candidatura feminina. Contudo, o anúncio final acontecerá após cada executiva confirmar a decisão dos presidentes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira