O MDB, Cidadania e publicou nota conjunta nesta quinta-feira (19). Os partidos da Frente Democrática frisaram que a composição e escolha da 3ª via vem antes de planos pessoais e partidários.

Com dois nomes em jogo para cabeça de chapa — (MDB) e João Doria (PSDB) — os partidos se preparam para anunciar o nome da 3ª via. A escolha foi baseada em pesquisa qualitativa e quantitativa, que já foi discutida em reunião dos presidentes da legenda nesta quarta-feira (18).

Na nota, os partidos lembram que ambos os nomes já confirmaram estar ciente de que a escolha vai além de projetos pessoais. Destacaram que em março deste ano, João Doria relatou como foram conduzidas as conversas.

“Em nenhuma dessas reuniões houve qualquer colocação, de qualquer partido e de qualquer candidato no sentido de que a prerrogativa fosse seu nome ou seu partido”, disse em evento empresarial. O tucano destacou que “o mais importante é a defesa do Brasil e dos brasileiros”, demonstrando aceitar qualquer que fosse a escala da chapa.

Já a senadora sul-mato-grossense Simone Tebet teve fala desta segunda-feira (16) destacada: “Estou nesse palanque de qualquer forma. Eu jogo em qualquer posição”. A emedebista fez as afirmações em debate na Associação Comercial de .

Início das negociações da 3ª via

Os partidos lembraram que as conversas começaram em 2019, com a presença de todos eles e do DEM — que se fundiu com PSL e agora é União Brasil. “Passou pelas eleições municipais de 2020 com alianças fortes — como a que elegeu Bruno Covas e Ricardo Nunes em São Paulo — e pela eleição para a Presidência da no início de 2021”, citaram sobre a união dos partidos.

Em 2021 o PSDB realizou as prévias para lançar um pré-candidato, com vitória de João Doria. O MDB apoiou a pré-candidatura de Simone Tebet desde o final do ano passado. E unidos, os partidos lembraram da retirada do nome de Alessandro Vieira como pré-candidato do Cidadania em março deste ano.

Frente Democrática

Assim, afirmaram que “o fundamental é que tenhamos propostas comuns para transformar o país”. Além de destacar que o projeto da 3ª via indica um nome, mas não um projeto partidário em específico.
“Estamos também convictos de que isso só pode ser feito a partir de uma aliança partidária, representada, sim, por um nome, mas sobretudo, pelo desejo de lutar por um Brasil melhor para todos os brasileiros”, diz a nota.

Por fim, os partidos da Frente Democrática apontam que “o povo brasileiro — e não disputas ideológicas e partidárias — estará no centro do debate político nas eleições de outubro”. Finalizam informando que a candidatura oficial da Frente será oficializada em breve, bem como a divulgação da capa.

Confira a nota completa clicando aqui.

Bastidores apontam para Simone

A Frente Democrática — composta pelo MDB, PSDB e Cidadania — teria reiterado Simone Tebet (MDB) como cabeça de chapa à presidência nas eleições de 2022. A reunião dos partidos aconteceu nesta quarta-feira (18), para definir o nome da 3ª via.

Se reuniram os presidentes das legendas Baleia Rossi (MDB), Bruno Araújo (PSDB) e Roberto Freire (Cidadania). Inicialmente, estava marcada para esta quarta-feira (18) a divulgação do nome que encabeçaria a chapa da Frente Democrática, baseado em pesquisas qualitativas e quantitativas.

No entanto, à CNN, os presidentes das legendas afirmaram que o resultado será divulgado na terça-feira (24). “Nós três chegamos a um consenso. Só que não somos nós que vamos decidir”, explicou Freire.

Colunista do Metrópoles aponta que os resultados mostram preferência por uma candidatura feminina. Contudo, o anúncio final acontecerá após cada executiva confirmar a decisão dos presidentes.