Pular para o conteúdo
Política

Lei sancionada permitirá ligações e chamada de vídeo entre familiares e pacientes com Covid em hospitais

Em Campo Grande, família de uma vítima da doença entrou na Justiça para obter direito, mas decisão chegou após confirmação da morte
Arquivo -
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Foi sancionada lei em que garante ‘visita virtual’ aos familiares de pacientes internados nas redes pública e privada de saúde, que estejam com Covid-19. Desde o começo da pandemia, é protocolar a proibição de visitas presenciais às instituições, por se tratar de doença infecciosa. 

Segundo divulgado no (Diário Oficial de Campo Grande) desta terça-feira (11), a permissão levará o nome ‘Lei Paulo Roberto Canini’ – vítima da Covid, cuja filha entrou na Justiça para obter o direito de ver o pai que estava com diagnóstico de fase terminal da doença. Os familiares conseguiram ordem judicial, mas que chegou horas depois de o falecimento ter sido confirmado. A proposta de lei na Câmara Municipal de Campo Grande é do vereador Junior Coringa (PSD).

Estão previstas ligações telefônicas e/ou vídeo-chamadas por aplicativos de telefone para pacientes nas UTIs (Unidade de Terapia Intensiva), enfermarias e apartamentos dos hospitais. O direito, ainda de acordo com o texto, se estende às pessoas sedadas ou as quais não haja possibilidade de comunicação efetiva, se for o desejo da família, para despedidas, em casos de quadros de saúde irreversíveis. 

As instituições terão de identificar o familiar responsável pela efetivação da visita virtual, coletando nome completo e 1 a 2 números de telefone, incluindo aplicativos de troca de mensagens instantâneas, além de explicar a rotina de comunicação, horário das visitas, fluxo de dúvidas e medidas que serão tomadas em caso de eventuais indisponibilidades técnicas temporárias.

Ainda de acordo com a lei, será autirizada uma visita por semana, com duração máxima de 10 minutos. “Deverão ser utilizados para realização da visita virtual através de vídeoschamadas, aparelhos celulares fornecidos pelos pacientes ou por seus familiares, objetivando garantir a comunicação entre os mesmos”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Meeting Paralímpico

Meeting Paralímpico reúne mais de 170 atletas e estreia nova modalidade em Campo Grande

Geraldo e Marcio dividiram o palco em Dourados (Fotos Marcos Morandi, Midiamax)

Dourados vive noite nostálgica com show poético de Geraldo Espíndola e Marcio de Camillo

Dia das Mães: confira 5 receitas quentinhas para surpreender a família

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Últimas Notícias

Cotidiano

Mudanças no tempo podem agravar doenças respiratórias; saiba como se proteger

Em Mato Grosso do Sul, foram registrados 2.708 casos e 203 mortes por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave)

Economia

Presidente do Sindicato Rural, Gino Ferreira defende segurança jurídica no campo na abertura da Expoagro

Gino enfatizou que o produtor rural precisa de estabilidade para continuar gerando riqueza e desenvolvimento ao Brasil

Famosos

Ex-funkeiro, Jottapê paga multa milionária para entrar no gospel: ‘Muito difícil’

Após se converter, Jottapê precisou pagar uma multa milionária para deixar o funk e entrar no gospel; saiba detalhes do valor

Cotidiano

Na abertura da 59ª Expoagro, Riedel celebra retomada do agro com safra promissora

Riedel destacou ainda a mobilização institucional que garante a força da Expoagro