Pular para o conteúdo
Política

Justiça manda suspender divulgação de pesquisa do Instituto Ranking para governador em MS

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) suspendeu pesquisa eleitoral feita pela Instituto Ranking Brasil – Pesquisa Consultoria e Midia A. J. Ueno, para a eleição aos cargos de governador, deputado estadual, deputado federal e senador em Mato Grosso do Sul. A pesquisa teve início em 07/09/2022, término em 12/09/2022 e divulgação … Continued
Diego Alves -
No relatório do questionário houve ausência de indicação do número de pessoas entrevistadas em cada setor censitário (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) suspendeu eleitoral feita pela Instituto Ranking Brasil – Pesquisa Consultoria e Midia A. J. Ueno, para a eleição aos cargos de governador, deputado estadual, deputado federal e senador em Mato Grosso do Sul. A pesquisa teve início em 07/09/2022, término em 12/09/2022 e divulgação no dia último dia 13.

De acordo com o pedido de da denúncia, feita pela candidata (União Brasil), a pesquisa nºMS08953/2022 não complementou o registro com os dados indicando os municípios pesquisados e os bairros frequentados, porém, se limitou a informar o número de entrevistas ocorridas em cada cidade.

Sendo assim, ainda de acordo com a denúncia, no relatório do questionário houve ausência de indicação do número de pessoas entrevistadas em cada setor censitário, o que representa infração à norma contida no inciso IV, do §7º, do art. 2º, da Resolução-TSE nº. 23.600/2019.

O desembargador Vladimir Abreu da Silva, decidiu pela suspensão da divulgação do resultado da pesquisa até o julgamento final da impugnação, sob pena de multa no valor de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

Estatístico do Ranking investigado pelo MPF

O estatístico responsável pelo Instituto Ranking, Augusto da Silva Rocha, é investigado pelo MPF (Ministério Público Federal) por fraudes em pesquisas de intenções de voto. O estatístico, segundo reportagem do portal Terra, é recordista na supervisão de sondagens eleitorais no país.

Além do MPF, o Conselho Federal de Estatística também apura a conduta do profissional. Ele foi o estatístico que mais trabalhou em levantamentos autofinanciados, aqueles em que os próprios institutos pagam pelas pesquisas.

Ainda segundo a reportagem, somente em 2022, 62 pesquisas eleitorais foram feitas sob sua responsabilidade na modalidade autofinanciada. A suspeita é que esse tipo de pesquisa autofinanciada não tenha qualidade na apuração e possam ser fruto de fraudes. A defesa do estatístico, que abriu o instituto no ano passado em , nega que ele tenha cometido irregularidades.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Saiba quais são os pontos de interdições em ruas de Campo Grande neste sábado

Enem

100 dias para o Enem 2025: veja o que especialistas recomendam para se dar bem no exame

Vacinação acontece no Parque do Sol e Moreninhas neste sábado

Morador de Ponta Porã leva prejuízo de R$ 16 mil em golpe de venda de veículo

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Mulher é baleada por dupla em motocicleta no Parque do Lageado

Últimas Notícias

Cotidiano

Confira a escala médica nas unidades de Campo Grande neste sábado

São dez unidades de pronto atendimento em plantão hoje (2)

Cotidiano

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Grupo descumpriu normas de visitação determinadas pelo ICMBio

Polícia

Em tentativa frustrada de matar desafeto, homem atira em cachorro no Jardim Batistão

O morador reconheceu o suspeito como um desafeto, de 32 anos

MidiaMAIS

Influencer vai às ruas de Campo Grande para saber: ‘qual nota você daria ao seu estilo?’

Vídeos mostram o visual alternativo de quem frequenta a cena noturna de Campo Grande