Pular para o conteúdo
Política

Ivinhema pode ter reconhecimento de calamidade pública devido à erosão pluvial

CCJR vai analisar projeto de Decreto Legislativo
Renata Volpe -
Chuvas em abril causaram diversos danos a Ivinhema
Chuvas em abril causaram diversos danos a Ivinhema - Arquivo

Pedido de reconhecimento de pública devido à erosão pluvial no município de , foi encaminhado à Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) e pode ser aprovado pelos deputados estaduais.

Com o pedido da prefeitura, a elaborou o Projeto de Decreto Legislativo 9/2022, que reconhece, para os fins do disposto no artigo 65 da Lei Complementar Federal 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública no município, em virtude de situação de anormalidade causada por desastre, classificado e codificado como “Erosão Pluvial”.

De acordo com a justificativa do projeto, o reconhecimento do estado de calamidade pública proporciona uma melhor gestão de questões orçamentárias e administrativas no combate a essa questão emergencial, pois parecer técnico do município atesta que chuvas intensas nos dias 12 e 13 de abril agravaram a situação de erosão. “Colocando residências e o cemitério em risco, e diante deste cenário pessoas foram evacuadas de suas residências e terrenos tiveram que ser interditados”.

A Lei de Responsabilidade Fiscal e as leis federais sobre gestão pública devem ser observadas neste período com atos e despesas divulgados amplamente, sendo o Tribunal de Contas e a Câmara Municipal de Ivinhema os responsáveis pela fiscalização enquanto perdurar o estado de calamidade pública.

Antes de ser votada em plenário, a proposta será analisada pela (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Se receber parecer favorável à sua tramitação na Casa de Leis, a matéria segue para apreciação em plenário, em discussão única.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caso Nicolly: novas partes do corpo da adolescente esquartejada são encontradas às margens de lagoa

Polícia paraguaia prende suspeito de tráfico acusado de triplo homicídio na fronteira com MS

Taxistas bloqueiam carros de terceirizada da Aena em protesto por vaga exclusiva no aeroporto

‘Eu vou te matar’: casal é preso após furtar farmácia e ameaçar trabalhador que tentou conter fuga

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

9096bets: aposte com segurança em uma plataforma líder em 2025

Últimas Notícias

Esportes

Brasil empata com a Colômbia e avança na liderança da Copa América Feminina

Agora, a equipe comandada por Arthur Elias enfrentará o Uruguai, segundo colocado do Grupo A

Polícia

Veterano da PM morre após crise em via pública de Campo Grande

Após parada cardiorrespiratória, a vítima não resistiu mesmo diante de quase uma hora de tentativas de reanimação

Polícia

Cansada do ‘som alto’, mulher chama polícia para vizinho mesmo sob ameaça

Caso aconteceu no Aero Rancho, em Campo Grande. O autor já havia a ameaçado caso ela procurasse a polícia

Polícia

Mulher é presa com quase meia tonelada de maconha na MS–156 rumo a SP

Prejuízo estimado ao crime organizado foi de R$ 950 mil, segundo a corporação.