Pular para o conteúdo
Política

Fusão entre DEM e PSL faz 20 filiados deixarem o União Brasil em uma semana em MS

Conforme publicado em Diário Oficial, outros dois pedidos ainda estão em análise
Renan Nucci -
Com a união do PSL e DEM, União Brasil se organiza para eleições 2022. - Foto: Reprodução.
Com a união do PSL e DEM, União Brasil se organiza para eleições 2022. - Foto: Reprodução.

A fusão entre o DEM (Democratas) e o PSL (Partido Social Liberal), que resultou na criação do União Brasil, provocou a saída em massa de filiados da agremiação em Mato Grosso do Sul. Na última semana, segundo registros divulgados no Diário Oficial do (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), 20 políticos, dentre os quais dos cargos de prefeito e vereador, pediram para deixar o novo partido aproveitando a abertura da janela partidária.

Em síntese, eles alegam que a saída é resultado da fusão, uma vez que até a data do pedido de desfiliação “não houve a anotação das agremiações estadual e municipais junto ao TRE-MS”. Há ainda dois pedidos de cancelamento de filiação que foram enviados para análise, mas não foram autorizados, pois não preenchiam todos os requisitos.

“Para desligar-se do partido, o filiado fará comunicação escrita ao órgão de direção municipal ou zonal e ao juiz eleitoral da zona em que for inscrito. Na hipótese de inexistência de órgão partidário municipal ou zonal, ou de comprovada impossibilidade de localização de quem o represente, o filiado poderá fazer a comunicação prevista apenas ao juiz da zona eleitoral em que for inscrito”, lê-se nas explicações da Justiça Eleitoral.

Saídas

O vereador Thiago Inácio de Paula Furtado, que era do DEM em Figueirão, apresentou pedido de desfiliação do União Brasil, e foi atendido. Hélio Pereira de Deus, vereador do DEM de Camapuã, também deixou o partido. Apresentaram pedido de desfiliação ainda: Odil Cleris Toledo Puques, que foi candidato a vereador pelo DEM em Amambai; Dilmar Dalvane Bervian, que foi candidato a vereador pelo DEM em Amambai; e Rodrigo Selhorst, vice-prefeito de Amambai pelo DEM.

Também apresentaram pedido de desfiliação: Paulo Sérgio Gomes da Silva, vereador eleito pelo PSL em Amambai; Clériton Alvarenga Ferreira, vereador pelo DEM em Aquidauana; Ângelo Aparecido Gonçalves, vereador pelo DEM em Coxim; Marco Aurélio Santullo secretário especial do e integrante do DEM em Campo Grande; e Réus Antonio Sabedotti Fornari, prefeito de Rio Verde de Mato Grosso pelo DEM.

Constam ainda as saídas do União Brasil de: Robson Rodrigues Machado, suplente a vereador pelo DEM em Rio Verde de Mato Grosso; Amauri Olartechea, vereador eleito pelo DEM em Rio Verde de Mato Grosso; Renê Sérgio Lima da Moura, vereador pelo DEM em Jaraguari; Marcos Henrique de Camargo Silva, vereador pelo DEM em ; Gustavo Luiz Duo, vereador pelo DEM em Maracaju; Daniel Ruiz, candidato a vereador pelo DEM em Maracaju; Jaime Barbosa Talaveira, suplente de vereador pelo DEM em Maracaju; Antônio Carlos do Canto Brites, candidato a vereador pelo DEM em Maracaju; Alessandro Figueiredo Ribeiro, vereador pelo DEM em Ivinhema; e Ivo Ferreira dos Santos, vereador pelo DEM em .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Últimas Notícias

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional

Polícia

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

O homem de 43 anos foi atingido por vários disparos de pistola

Conteúdo de Marca

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

O mercado de criptomoedas viveu uma manhã elétrica em 10 de julho de 2025. Enquanto o presidente Donald Trump divulgava cartas com uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, o Bitcoin (BTC) cravava um novo topo em 112 mil de dólares e levava a capitalização do setor a 3,46 trilhão de dólares, alta diária de … Continued

Mundo

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

O Serviço Nacional de Meteorologia pediu para que os moradores evacuarem