‘Estado caminhará rumo ao desenvolvimento’, diz Dagoberto sobre vitória de Riedel ao governo

Reeleito ao cargo na Câmara Federal, ele disse que não tinha dúvidas que os eleitores de MS fariam a melhor escolha

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Dagoberto
(Foto: Arquivo, Midiamax)

O Deputado Federal Dagoberto Nogueira (PSDB) comentou sobre a vitória do tucano Eduardo Riedel como governador de Mato Grosso do Sul. Reeleito ao cargo na Câmara Federal, ele disse que não tinha dúvidas que os eleitores de MS fariam a melhor escolha.

“Não tinha dúvidas de que o povo de Mato Grosso do Sul faria a melhor escolha. Com experiência e compromisso de Eduardo Riedel, o Estado caminhará rumo ao desenvolvimento com justiça social”, disse.

No final do mês de março, Dagoberto deixou o PDT após 31 anos de filiação. Na ocasião, o deputado disse que tomou a decisão após ter dificuldade para fechar a chapa para a disputa eleitoral de 2022.

Filiado ao PSDB, Dagoberto conseguiu a reeleição e vai continuar ocupando uma cadeira na Câmara Federal pelos próximos quatro anos.

Vitória de Eduardo Riedel

Eduardo Riedel foi eleito governador de Mato Grosso do Sul com 56,90% dos votos. O candidato apoiado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disputou neste domingo (30) vaga pela cadeira do governo sul-mato-grossense com o deputado estadual Capitão Contar (PRTB).

Riedel foi considerado matematicamente eleito por volta das 17h20. Ao final da contagem dos votos, o candidato teve 808.210 votos e Capitão Contar, 612.113 votos, ou seja, 43,10%. Foram 1.547.610 votos ao todo, com 1.420.323 válidos, 88.228, ou seja, 5,70% dos votos foram nulos e 39.059, 2,52%, em branco.

No primeiro turno, o candidato do PRTB ficou na liderança após a apuração dos resultados, com 26,71% dos votos válidos. Já Eduardo Riedel (PSDB) obteve 25,16% dos votos.

O tucano virou o jogo, fato historicamente raro no Brasil. Riedel conseguiu o resultado intensificando caminhadas de campanha neste 2º turno, quando visitou cidades do interior do Estado e foi aos principais debates eleitorais de Mato Grosso do Sul e sabatinas.

Contar decidiu ir somente no último debate, confiante nos resultados de pesquisa que o apontavam na liderança pela corrida ao Governo do Estado. Contar teve, ainda, apoio dos candidatos André Puccinelli (MDB) e Rose Modesto (União Brasil).

Os candidatos

Ex-secretário Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel foi lançado candidato a governador de Mato Grosso do Sul (MS) nas eleições de 2022 pelo PSDB. Nascido no Rio de Janeiro, é formado em Ciências Biológicas com mestrado em Zootecnia. Nunca concorreu a cargos políticos antes, tendo atuado a maior parte da carreira no setor privado.

Riedel chegou a ser nomeado uma das cem personalidades mais influentes do agronegócio brasileiro. Foi vice-presidente e diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica por seis anos, de 2015 a 2021.

Renan Barbosa Contar, mais conhecido como Capitão Contar, é deputado estadual por Mato Grosso do Sul em primeiro mandato. Contar é natural de Campinas (SP) e capitão de carreira do Exército Brasileiro. Foi filiado ao PSL, mas trocou de partido para disputar o cargo de governador de Mato Grosso do Sul (MS) nas eleições de 2022.

Ficaram de fora da disputa pelo governo sul-mato-grossense os candidatos André Puccinelli (MDB), Rose Modesto (União Brasil), Giselle Marques (PT), Marquinhos Trad (PSD), Adonis Marcos (PSOL) e Magno de Souza (PCO), este com a candidatura anulada sub judice.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições